Ensino superior e desenvolvimento regional: o exemplo da Universidade Estadual da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.7867/2317-5443.2017v5n2p005-024Palavras-chave:
Desenvolvimento regional, ensino superior, Paraíba, UEPB, universidade.Resumo
Este artigo tem o objetivo de analisar a função social da universidade como indutora de desenvolvimento. No estado da Paraíba, as ações acadêmicas e o corpo orçamentário e financeiro de sua Universidade Estadual dinamizam a economia própria de seu universo de atuação. Para tal estudo, do ponto de vista metodológico, foi realizada uma investigação bibliográfica do material disponível em sua Biblioteca Central a respeito do que havia sido publicado sobre a história da UEPB. A partir do material construído sobre a universidade, com 50 anos completados em 2016, tornou-se possível identificar motivações e projetos que propiciaram a concretização de uma instituição de ensino superior no interior da Paraíba. Em termos contemporâneos, buscou-se atualizar sua história segundo dados condizentes com o tamanho da instituição, a partir do que há disponível na Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento. Como resultado, conclui-se que a UEPB se estabelece em três grandes orientações: formação de professores, estudos sobre o semiárido e tecnologias aplicadas à saúde. Possui vocação para formar pobres, filhos de trabalhadores e trabalhadoras do campo e de pequenos municípios do interior do Nordeste e com forte participação na economia do estado da Paraíba.
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