Reflexões sobre o conceito de desenvolvimento de uma perspectiva multidimensional

Autores

  • David Melo van den Brule Doutorando em Geografia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Ivete Helena Ramos Delgado Silves Ferreira Doutoranda em Geografia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Diego Coelho do Nascimento Doutorando em Geografia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Leonardo Nogueira de Queiroga Maciel Doutorando em Geografia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2018v6n2p5-20

Palavras-chave:

Desenvolvimento multidimensional, Democracia e Meio ambiente.

Resumo

O tema desenvolvimento não é, apriori, status de uma única disciplina; quando o assunto envolve qualificar o que venha a ser desenvolvimento, diversos parâmetros e visões culturalmente distintas estarão em conflito na construção desse diálogo. Dessa forma, visto que existe uma interdisciplinaridade e uma pluralidade de ideias em torno do tema, o presente trabalho propõe destacar como objetivo principal, reflexões sobre o caráter multidimensional do referido conceito. Alguns aspectos foram escolhidos para o alcance desse objetivo, todos eles relacionados à multidimensionalidade do desenvolvimento enquanto eixo central da argumentação, tais como: a democracia; a articulação com o meio ambiente; a análise dos aspectos sociais, sobretudo a equidade social. Para tanto, fez-se uso de uma bibliografia que envolve diversas áreas do conhecimento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Melo van den Brule, Doutorando em Geografia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (2008), especialização em Geopolítica e História pela Faculdades Integradas de Patos (2009), mestrado em Geografia na Universidade Federal da Paraíba (2011). Trabalhou no período de 2011 a 2012 como coordenador de Planejamento Urbano, na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAD) da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte-CE. Adquiriu experiência também como professor temporário da Universidade Regional do Cariri (URCA), na cidade de Crato-CE(2009-2011) e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), na cidade de São Raimundo Nonato-PI (2013-2015) , Atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, principalmente nos seguintes temas: Epistemologia da Geografia, Geografia Urbana, planejamento e desenvolvimento urbano e ensino de Geografia. Atualmente é doutorando em Geografia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ivete Helena Ramos Delgado Silves Ferreira, Doutoranda em Geografia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Licenciada em Geografia e Planeamento Regional pela Faculdade de Letras da Universidade Lisboa (2001), Especialista em gestão do desenvolvimento territorial pela Universidade Politécnica de Madrid (2006) e em Direito Municipal, do Urbanismo e Ordenamento do Território pelo Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais de Cabo Verde, Mestre em Ciências e Sistemas de Informação Geográfica pela Universidade de Cabo Verde (2012). Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Dedica-se a pesquisa no âmbito do Desenvolvimento regional e urbano e integra o Grupo de Pesquisa em Inovação, Tecnologia e Território - GRITT da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Diego Coelho do Nascimento, Doutorando em Geografia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2010), Bacharel em Fisioterapia pela Faculdade Leão Sampaio ? FALS (2011), Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2012) e Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Ceará ? UFC/ Campus Cariri. Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e Professor efetivo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) atuando no curso de Administração Pública. Dedica-se à pesquisas no âmbito da Sustentabilidade, Desenvolvimento Regional, Problemáticas e Gestão Urbanas/Metropolitanas e Políticas Pùblicas. Integrante do Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional do Semiárido e do Observatório de Políticas Públicas para Territórios - OPPTE , ambos da Universidade Federal do Cariri - UFCA e do Grupo de Pesquisa em Inovação, Tecnologia e Território - GRITT da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Leonardo Nogueira de Queiroga Maciel, Doutorando em Geografia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006), Especialista em Educação Ambiental pelo SENAC - PR (2010) e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPE (2014). Atualmente é Professor da Faculdade Estácio do Recife. Tem experiência na área de Geografia, Educação Ambiental, Ecologia de Ecossistemas, Desertificação e Análise e Recuperação de Áreas Degradadas. Outras áreas de atuação relacionadas a prática docente: biocombustíveis e energias renováveis, geografia física, ciências do ambiente, comércio de petróleo e derivados, logística reversa, geologia e introdução a engenharia. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2019-03-26

Como Citar

van den Brule, D. M., Ferreira, I. H. R. D. S., Nascimento, D. C. do, & Maciel, L. N. de Q. (2019). Reflexões sobre o conceito de desenvolvimento de uma perspectiva multidimensional. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 6(2), 5–20. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2018v6n2p5-20

Edição

Seção

Artigos