Migração de retorno no Estado do Rio Grande do Sul: o caso de Coqueiro Baixo

Autores

  • Cíntia Agostini UNIVATES - Centro Universitário
  • Felipe Salami Univates - Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2018v6n1p181-198

Palavras-chave:

Coqueiro Baixo, migração de retorno, municípios rurais, qualidade de vida.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa exploratória sobre o fenômeno da migração que levou pessoas a retornarem de grandes centros ou municípios com características industriais para um município rural. A migração de retorno é a denominação que identifica os deslocamentos de volta aos municípios de origem. Assim, o objetivo foi identificar os motivos que levaram à migração de retorno ao município gaúcho de Coqueiro Baixo. Metodologicamente, esta é uma pesquisa exploratória, qualitativa, que se utilizou de fontes bibliográficas e entrevistas para, a partir das informações, efetivar a análise de conteúdo dos aspectos levantados e informações obtidas. Foram entrevistadas dez pessoas que fizeram a migração de retorno ao município de Coqueiro Baixo. A emigração dos entrevistados ocorreu entre os anos de 1995 a 2005, atraídos pelos grandes centros, principalmente, pela oferta de trabalho. Contudo, a partir de 2006 deu-se o movimento de retorno ao município de nascimento, destacando-se como os principais motivos a segurança, a tranquilidade e condições de trabalho (o que os entrevistados classificaram como sendo qualidade de vida). Além disso, havia a possibilidade de investimento em negócio próprio e de cuidar dos pais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Agostini, UNIVATES - Centro Universitário

Economista. Mestre em Ambiente e Desenvolvimento (Univates). Doutoranda em Desenvolvimento Regional (Unisc). professora do Centro de Gestão Organizacional da Univates.

Felipe Salami, Univates - Centro Universitário

Graduado em Administração (Univates).

Downloads

Publicado

2018-12-12

Como Citar

Agostini, C., & Salami, F. (2018). Migração de retorno no Estado do Rio Grande do Sul: o caso de Coqueiro Baixo. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 6(1), 181–198. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2018v6n1p181-198

Edição

Seção

Artigos