Determinantes do empreendedorismo no Rio Grande do Sul: uma análise espacial

Autores

  • Ricardo Höher Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Mário Jaime Gomes de Lima Centro Universitário La Salle Canoas - Unilasalle
  • Adelar Fochezatto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PPGE/PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2017v5n3p189-208

Palavras-chave:

Análise espacial, desenvolvimento regional, economia regional, empreendedorismo, Rio Grande do Sul.

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi testar a hipótese de que regiões, no Estado do Rio Grande do Sul, com elevado nível de urbanização, educação formal e renda per capita, tendem a ter um maior grau de empreendedorismo, buscando-se identificar o empreendedorismo espacialmente e diferenciá-lo em “de oportunidade” ou “de necessidade”. Para isto, foi realizada, como metodologia proposta para este trabalho, uma Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE), utilizando-se o Índice de Moran e indicadores de associação espacial local. A partir da aplicação da metodologia proposta e dos resultados encontrados, teve-se confirmada a hipótese. Assim, pode-se concluir, primeiramente, que o empreendedor local tende a criar novos negócios em função de oportunidades e, depois, que a Serra Gaúcha se apresenta como a região com maior propensão para o empreendedorismo no Estado do Rio Grande do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Höher, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2003). Mestre em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2009). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Economia do Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS . Atualmente é professor adjunto (DE) da UFSM, atuando principalmente nas áreas de contabilidade geral, contabilidade gerencial, contabilidade de custos, contabilidade rural, análise das demonstrações financeiras e gestão financeira.

Mário Jaime Gomes de Lima, Centro Universitário La Salle Canoas - Unilasalle

É economista, doutorando em Economia do Desenvolvimento pela PUC/RS, com atuação nas áreas de políticas públicas e desenvolvimento regional. É mestre em Economia do Desenvolvimento, atuando como professor das disciplinas de economia para os cursos de Ciências Econômicas, Relações Internacionais, Administração, Ciências Contábeis e Tecnológicos de Gestão, no Centro Universitário La Salle (UNILASALLE) e Supervisor de Gabinete Parlamentar na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre-RS.

Adelar Fochezatto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PPGE/PUCRS

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com doutorado-sanduíche na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris, DELTA/EHESS. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Presidente da Fundação de Economia e Estatística (FEE), 2007-2010. Diretor da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES), 2007-2010. Diretor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (PUCRS), 2012-2014. Possui vários artigos publicados em periódicos da área da economia e tem experiência em pesquisas econômicas, principalmente em temas ligados ao crescimento econômico, economia regional, modelos multissetoriais e agronegócios.

Downloads

Publicado

2018-08-13

Como Citar

Höher, R., de Lima, M. J. G., & Fochezatto, A. (2018). Determinantes do empreendedorismo no Rio Grande do Sul: uma análise espacial. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 5(3), 189–208. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2017v5n3p189-208

Edição

Seção

Artigos