Sustentabilidade dos sistemas de uso da terra praticados no assentamento agroextrativista do Anauerapucu-AP

Autores

  • Irenildo Costa da Silva universidade federal do Amapá
  • Antônio Sérgio Monteiro Filocreão universidade federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2016v4n2p121-147

Palavras-chave:

Amapá, assentamento rural, sustentabilidade, uso da terra.

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a sustentabilidade dos sistemas de uso da terra no Assentamento Agroextrativista do Anauerapucu-AP. A pesquisa requereu a construção de índices de sustentabilidade para a comparação entre os sistemas praticados na terra firme e várzeas. Houve análise nas dimensões sociais, econômicas, ambientais, políticas e culturais através do uso de indicadores elaborados a partir de variáveis pré-definidas. Estes indicadores foram classificados em três níveis: baixa, média e alta sustentabilidade. O uso da terra neste assentamento rural é caracterizado por pequenas roças, pela produção de maracujá, pelo cultivo da mandioca e macaxeira, pela extração de açaí, por piscicultura e pecuária e pelo cultivo de algumas frutas, utilizando várzeas e terra firme. Os resultados mostraram que os sistemas de várzea apresentaram melhores índices de sustentabilidade em relação aos praticados na terra firme.

Código JEL | O18; Q24; R14.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irenildo Costa da Silva, universidade federal do Amapá

Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá. Foi bolsista da CAPES do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) por dois anos no período de Março de 2010 à Março de 2012 . Atualmente é membro do grupo de pesquisa "Abordagens Geográficas para a Amazônia" (UNIFAP) e do grupo de pesquisa "Desenvolvimento Rural Sustentável no Espaço Amapaense" (UNIFAP). Atuação com ênfase na área de Geografia Agrária, Desenvolvimento Rural Sustentável, Recursos Naturais, Silvicultura e Sistemas Agroflorestais.

Antônio Sérgio Monteiro Filocreão, universidade federal do Amapá

Possui graduação em AGRONOMIA pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (1990) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2007). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Amapá vinculado ao curso de graduação em ciências sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Ocupa atualmente o cargo de Vice-Reitor. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Amapa, economia, desenvolvimento econômico e sustentabiçidade, extrativismo e gestão ambiental.

Downloads

Publicado

2016-12-12

Como Citar

da Silva, I. C., & Monteiro Filocreão, A. S. (2016). Sustentabilidade dos sistemas de uso da terra praticados no assentamento agroextrativista do Anauerapucu-AP. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 4(2), 121–147. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2016v4n2p121-147

Edição

Seção

Artigos