Politicas públicas na Amazônia e sua interface com as cidades fronteiriças de Tabatinga/Brasil e Letícia/Colômbia

Autores

  • Marineth Lima Colares Centro Universitário do Norte - Uninorte
  • Lileane Praia Portela de Aguiar
  • Fabiana Lucena Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2016v4n1p207-225

Palavras-chave:

Amazônia, cidades fronteiriças, cooperação internacional, políticas públicas, transformação econômica.

Resumo

A integração e a cooperação entre os países consistem num esforço dos envolvidos em combater as dificuldades básicas de forma harmônica e duradoura, resultando no desenvolvimento dos países. O presente artigo tem como objetivo estudar a existência de políticas públicas entre as cidades fronteiriças de Tabatinga (Brasil) e Letícia (Colômbia) para o desenvolvimento destas regiões, visto que as melhorias das condições básicas de vida excedem a transformação econômica, política e social de cada região. A análise foi dual: perscrutou o comportamento dos estados e o nível de interdependência entre eles, explorando a regulamentação de iniciativas tomadas pelo governo dos envolvidos, desvelando, ou não, o desenvolvimento equilibrado e justo entre eles, e o papel dos instrumentos legais que instruem a cooperação de políticas públicas internacionais. O processo, portanto, demandou a análise do conteúdo presente nos tratados, livros e artigos acadêmicos. A partir das pesquisas, reconheceu-se a necessidade de uma diligência por parte dos dois países para a propagação da cooperação internacional em face da carência de ações governamentais por parte das lideranças e das organizações internacionais dos dois países.

Código JEL | F59; O19; Q58.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marineth Lima Colares, Centro Universitário do Norte - Uninorte

Marineth Lima Colares, 22,  finalista do Curso de Relaçãoes internacionais do Centro universitário do Norte- Uninorte. Mary.uninorte@gmail.com / (92) 99511-0395

Lileane Praia Portela de Aguiar

Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília-UnB (2013). Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2003). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal-UFAM do Amazonas. Atua com ênfase em Ética, Lógica e Argumentação Jurídica, Filosofia do Direito e Políticas Públicas, Ética aplicada à Administração, à Dança, ao Turismo,Estética, Governança, Cooperação, Diplomacia e Meio Ambiente. Orientadora de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso nos seguintes temas: educação, políticas públicas, ética, estética, turismo, gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. Diploma de Estudos Franceses pela Universidade de Nancy 2-França (1994). É membro da AFIRSE (Associação Francófone de Pesquisa Científica em Educação) junto à Unesco de Paris. Professora de Graduação e de Pós-Graduação no Uninorte Laureate. Membro do Programa de Pós-Graduação em Dança Educação da Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Tradutora Intérprete. Avaliadora da Revista SODEBRAS- Soluções para o Desenvolvimento do País.

Fabiana Lucena Oliveira

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (1997) e doutorado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação em Engenharia / UFRJ (2009). É professora adjunta e atualmente responde pela Coordenação do Curso Regular de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia empresarial, planejamento de transportes, logística empresarial, pólo industrial de manaus (PIM) e gestão de materiais.

 

Downloads

Publicado

2016-09-22

Como Citar

Colares, M. L., Portela de Aguiar, L. P., & Oliveira, F. L. (2016). Politicas públicas na Amazônia e sua interface com as cidades fronteiriças de Tabatinga/Brasil e Letícia/Colômbia. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 4(1), 207–225. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2016v4n1p207-225

Edição

Seção

Artigos