Fundamentos histórico-sociológicos da acumulação originária no Vale do Itajaí-SC

Autores

  • Cleiton Junior Pereira da Rocha Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2014v2n1p175-195

Palavras-chave:

Brasil, Colonização, Karl Polanyi, Mercado, Política, Vale do Itajaí.

Resumo

O artigo discute os fundamentos da acumulação originária no Vale do Itajaí a partir da metodologia de análise institucional proposta por Karl Polanyi para o estudo da economia de mercado, e seus efeitos sobre os meios locais de subsistência, apropriação produtiva e desenvolvimento estatal do século XIX em diante. Efetua-se uma revisão das proposições de Florestan Fernandes, Caio Prado Junior e Oliveira Vianna, em paralelo à obra de Klaus Richter e Maria Luiza Renaux Hering, para determinar como os conflitos inerentes à constituição econômica do Estado brasileiro podem ser identificados no contexto do Vale do Itajaí desde a fundação da Colônia Blumenau. Apresenta-se visão crítica sobre os determinantes da integração da região do Vale do Itajaí na economia brasileira relacionados à expansão da economia mundial característica do século XIX e início do XX. Demonstra-se como as relações comerciais e políticas do período voltavam-se à construção de instituições públicas aptas à realização de transações que alimentavam o processo de dependência da economia local a investimentos externos e recursos públicos federais. Destaca-se a dupla articulação dependente sustentada a partir da exploração sistemática da força de trabalho dos migrantes nacionais e estrangeiros que formaram a população brasileira da região.

Código JEL | N96; O18; R13.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleiton Junior Pereira da Rocha, Universidade Regional de Blumenau

Professor substituto do Departamento de Psicologia da Universidade Regional de Blumenau. Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2014-03-20

Como Citar

da Rocha, C. J. P. (2014). Fundamentos histórico-sociológicos da acumulação originária no Vale do Itajaí-SC. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 2(1), 175–195. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2014v2n1p175-195

Edição

Seção

Artigos