(Sub)desenvolvimento, (des)igualdade e o papel do Estado

Autores

  • Margot Riemann Costa e Silva Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2013v1n2p005-028

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Estado, globalização, (des)igualdade, subdesenvolvimento.

Resumo

Neste artigo objetiva-se debater a questão do (sub)desenvolvimento e o papel do Estado na perspectiva metodológica da Teoria da Derivação. Na periferia capitalista, a globalização da economia gera uma sobreposição de racionalidades e aprofunda o divórcio tanto entre economia e política quanto entre Estado e sociedade. O discurso neoliberal confere um verniz de modernidade à secular dependência do mercado mundial e à heterogeneidade estrutural interna. Há, é certo, uma reação em curso e até se identifica um processo de mudança de paradigmas. Entretanto, são incertos os seus desdobramentos. São trabalhados no artigo os seguintes aspectos: as raízes históricas e lógicas do Estado nos países centrais; as especificidades do papel do Estado em países economicamente subdesenvolvidos; e as novas configurações da relação entre Estado e sociedade, do subdesenvolvimento e da desigualdade na era do capitalismo globalizado em sua versão neoliberal.

Código JEL | F02; H11; O20.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margot Riemann Costa e Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Brasil (1969). Abandono do curso após sucessivas prisões arbitrárias sofridas no campus da universidade (1969). Licenciatura em Matemática e Ciências Sociais pela Johann Wolfgang Goethe Universität, Frankfurt am Main (1976); graduação em Pedagogia pela Johann Wolfgang Goethe Universität, Frankfurt am Main (1979) e doutorado em Educação pela Johann Wolfgang Goethe Universität, Frankfurt am Main (1989). Professora titular do Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Área de concentração: Estado e políticas públicas;desenvolvimento rural na perspectiva territorial; migração; renda e trabalho no campo; violência e criminalidade nas regiões interioranas.

Publicado

2014-11-19

Como Citar

Silva, M. R. C. e. (2014). (Sub)desenvolvimento, (des)igualdade e o papel do Estado. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 1(1), 005–028. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2013v1n2p005-028

Edição

Seção

Artigos