Crescimento urbano e impactos ambientais na Amazônia Legal brasileira: o caso de Sinop/MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2024v12n3p127-148

Resumo

O estudo examina os efeitos socioambientais decorrentes do desenvolvimento do município de Sinop, no estado de Mato Grosso, desde a sua fundação, em 14 de setembro de 1974, como parte da estratégia de ocupação contemporânea da Amazônia Legal Brasileira. Através de uma metodologia qualitativa, baseada na análise de documentos históricos, relatórios governamentais e estudos anteriores, o artigo tem por objetivo compreender a interação entre o crescimento urbano acelerado de Sinop e suas consequências socioambientais. Situado na Amazônia Legal, Sinop enfrenta o desafio de equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação de seu entorno ambiental, o que é fundamental para a sustentabilidade da região. Os resultados preliminares indicam que, embora o desenvolvimento tenha trazido benefícios econômicos e sociais, ele também gerou impactos ambientais significativos. Assim, o desenvolvimento de Sinop está desafiado a lidar com a sustentabilidade, o que implica a necessidade de adotar políticas públicas mais eficazes que, a longo prazo, combinem desenvolvimento econômico, preservação ambiental e bem-estar social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodolfo Fares Paulo, UNEMAT

Doutorando-bolsista (FAPEMAT) em Ciências Ambientais pela UNEMAT/Cáceres. Mestre-bolsista (CAPES/PROSUP Modalidade 1) em Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília/SP - UNIVEM. Graduado em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (2009). Assistente parlamentar na Câmara Municipal de Sinop/MT. Professor na Faculdade de Sinop - FASIP, ocasião em que já lecionou as disciplinas de Teoria Geral do Direito, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Sociologia Jurídica, Direito Agrário e Monografia no Curso de Direito. Desenvolveu Projetos Ambientais para Associação Mato-grossense de Educação Ambiental. Advogado inscrito na OAB/MT

Agnéia Luciana Lopes de Siqueira, Prefeitura de Sinop/MT

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2000), Especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela mesma universidade (2001) e Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011).Professora concursada do Município de Sinop/MT.Autora do livro "A Constituição da Identidade Dentro do Fluxo da Migração". Já ministrou aulas de Psicologia Social, Metodologia da Pesquisa, Língua Portuguesa, Comunicação Empresarial, História e Antropologia Jurídica, Bases Filosóficas da Psicologia, Bases Sócio Antropológicas da Psicologia, Trabalho de Iniciação Científica, Monografia, além ainda de Psicologia Aplicada a Nutrição, Linguagem Forense, Direito aplicado, Cultura Afrodescendente e Socioantropologia, atuando assim, nos cursos de Jornalismo, Psicologia, Nutrição, Psicologia, Ciências Contábeis, Enfermagem, Odontologia da Fasipe, além ainda de Administração, Gastronomia e Direito da Fasip.

Aumeri Carlos Bampi, UNEMAT

Professor Livre-docente na Universidade do Estado de Mato Grosso. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia FAFIMC - PUC - RS - Campus de Viamão, Especialização em Planejamento Educacional, e Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (2000), revalidado pelo Programa de Doutorado em Educação da UFRGS. Possui Pós-doutorado em Psicologia Social pela USP. É professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso desde 1990, lotado na Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem, tendo trabalhado com Introdução à Educação, Pesquisa Educacional (curso de Pedagogia) Antropologia da Educação (curso de Pedagogia), Princípios Éticos - Estéticos e Ecológicos do cuidado na Educação (curso de Pedagogia), Metodologia de Ensino, Filosofia da Educação e Filosofia da Linguagem (curso de Letras). Atuou junto ao curso de Filosofia com Filosofia Contemporânea e Metodologia do Ensino de Filosofia. Dedica-se há 33 anos à formação humana, em especial formação de professores e de pesquisadores em Ciências Ambientais e Geografia. Trabalhou na implantação de campus, cursos, políticas, projetos e programas de educação superior, em especial projetos de formação de professores da Educação Básica (PIQD - Programa Interinstitucional de Qualificação Docentes da Educação Básica na região norte de Mato Grosso). Implantou diversas licenciaturas, programas de formação de professores, cursos de bacharelado e campus na região norte de Mato Grosso. Atuou junto a formação de professores indígenas e Licenciaturas Plenas Parceladas. É professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UNEMAT (mestrado/doutorado), no qual atua com Epistemologia Ambiental, Educação Ambiental para a Sustentabilidade e Ciências Sociais e Desenvolvimento Regional. É professor do Mestrado em Geografia / UNEMAT atuando com Espaço, política e dinâmica territorial. Coordenou o Doutorado Interinstitucional DINTER - EDUCAÇÃO UFRGS / UNEMAT. Atuou também na gestão universitária e na gestão pública municipal de Sinop. Desenvolve projetos, programas e estudos principalmente nos seguintes temas: formação de professores; educação superior e universidade; questões socioambientais, sustentabilidade e diversidade cultural; Estado, políticas públicas e desenvolvimento regional. Na atualidade desenvolve pesquisas envolvendo as relações do agronegócio (pecuária e produção de grãos) com a água na região norte de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

Fares Paulo, R., Luciana Lopes de Siqueira, A., & Bampi, A. C. (2025). Crescimento urbano e impactos ambientais na Amazônia Legal brasileira: o caso de Sinop/MT. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 12(3), 127–148. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2024v12n3p127-148

Edição

Seção

Artigos