Sustentabilidade ambiental das Regiões Metropolitanas do Ceará: o que mostram os indicadores?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2023v11n2p73-92

Resumo

Este artigo aborda a potencialidade de utilização de indicadores em análises acerca da sustentabilidade ambiental em espaços territoriais com expressivos processos de urbanização. O objetivo é analisar a sustentabilidade ambiental urbana de três regiões metropolitanas legalmente estabelecidas e localizadas no estado do Ceará: a Região Metropolitana de Fortaleza, a Região Metropolitana de Sobral e a Região Metropolitana do Cariri. A investigação permite verificar a existência de desigualdades nos níveis de sustentabilidade ambiental entre as regiões metropolitanas, além de identificar os municípios mais desfavorecidos nesse aspecto. Para o alcance do objetivo, fez-se uso de seis indicadores e 28 variáveis que compõem a dimensão ambiental do Índice de Desenvolvimento Sustentável para Municípios (IDSM). Os resultados são preocupantes: as regiões metropolitanas apresentaram um nível de sustentabilidade ambiental de Alerta; e apenas três municípios, isoladamente, apresentaram um nível Aceitável: Juazeiro do Norte, Fortaleza e Jardim. Isso evidencia a necessidade e urgência de se tomar medidas visando à melhoria da sustentabilidade ambiental local, além de se realizar estudos que avaliem como se encontram as demais dimensões.

Downloads

Biografia do Autor

Maria Lucineide Gomes da Silva, Universidade Federal da Paraíba / Doutoranda no PRODEMA - UFPB

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo pelo Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal da Paraíba (PRODEMA/UFPB). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFPB. Graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará- Campus Juazeiro do Norte. Temática de pesquisa e áreas de atuação: geoprocessamento, planejamento urbano, indicadores de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, avaliação socioambiental.

Eduardo Rodrigues Viana de Lima, Universidade Federal da Paraíba / Professor

Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1984), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (1990), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (Rio Claro) (2000) e Pós-Doutorado pela Universidade de Sevilla - Espanha. Consultor ´ad hoc´ de 5 agências de fomento e revisor de 42 periódicos científicos, professor titular da Universidade Federal da Paraíba e vice-coordenador do Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (NPDS-UFPB). Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, desertificação, sensoriamento remoto, ordenamento territorial, planejamento ambiental e indicadores.

Downloads

Publicado

2025-02-14

Como Citar

Gomes da Silva, M. L., & Viana de Lima, E. R. (2025). Sustentabilidade ambiental das Regiões Metropolitanas do Ceará: o que mostram os indicadores?. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 11(2), 73–92. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2023v11n2p73-92

Edição

Seção

Artigos