Produção de biodiesel e matérias primas da agricultura familiar no Centro-Oeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2022v10n2p57-84

Palavras-chave:

Selo Combustível Social, Agricultura Familiar, Análise Espacial, Centro-Oeste

Resumo

O Programa Nacional de Produção e do Uso do Biodiesel, de 2004, representou um importante estímulo à produção e ao consumo de biodiesel no Brasil, tendo como um de seus instrumentos centrais a criação do Selo de Combustível Social. O propósito era estreitar a relação entre as indústrias e os agricultores familiares e cooperativas, promovendo a inclusão social e regional destes, bem como a diversificação da oferta de matérias primas. Apesar disso, a soja tornou-se a principal oleaginosa utilizada na produção e o Centro-Oeste, a maior região produtora. O objetivo do artigo é identificar a existência de relação espacial entre a localização industrial nas microrregiões do Centro-Oeste e a produção familiar das principais oleaginosas utilizadas na produção de biodiesel (a saber, a soja e o milho). A metodologia empregada foi a Análise Exploratória de Dados Espaciais, através de uso de software estatístico. Os resultados mostram que houve uma redução do número de famílias e cooperativas fornecedoras de matérias primas, ao mesmo tempo em que a região elevou a sua produção. Espacialmente, as interações globais se mostraram, de forma geral, negativas e significativas, demonstrando que regiões produtoras de biodiesel e de matérias primas são circundadas por outras de baixa produção. A mudança no padrão espacial para o último ano analisado indica que as relações espaciais na cadeia produtiva estão em construção.

Palavras-chave: Agricultura familiar; análise espacial; biodiesel; Centro-Oeste; Selo de Combustível Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Regina Heck, Programa de Pós-Graduação em Economia / Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Economia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2019). Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso, pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais da Faculdade de Economia (NuPES), atuando principalmente nos seguintes temas: economia regional e urbana e economia do setor público.

Aniela Fagundes Carrara, Departamento de Economia / Universidade Federal de São Carlos (Campus Sorocaba)

Economista pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010), Mestra em Economia Aplicada pela USP/ESALQ (2013) e Doutora em Economia Aplicada também pela USP/ESALQ (2016). Professora Adjunta I do curso de ciências econômicas da Universidade Federal de Rondonópolis - UFR e do mestrado em Economia da UFMT campus Cuiabá. Pesquisadora da equipe de Macroeconomia do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA - USP/ESALQ) e do Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais - NUPES/UFMT.

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Heck, C. R., & Carrara, A. F. (2023). Produção de biodiesel e matérias primas da agricultura familiar no Centro-Oeste. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 10(2), 57–84. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2022v10n2p57-84

Edição

Seção

Artigos