Direito urbanístico, planos diretores e controle social: a construção de uma nova ética urbana

Autores

  • Luana Borchardt
  • Tarcisio Dorn de Oliveira Unijuí
  • Sergio Luis Allebrandt

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2023v11n2p157-179

Resumo

Este artigo busca realizar uma leitura jurídica dos elementos que constituem o direito urbanístico, em especial, o que se refere à regulação, construção e efetivação de Planos Diretores de municípios que se caracterizam como cidades médias, situados na Região Funcional de Planejamento 7 do estado do Rio Grande do Sul. A atenção concentra-se na efetividade de execução dos Planos Diretores nesses municípios desde as perspectivas do gestor público e do cidadão, considerando a sua construção e execução, integradas com pautas públicas convergentes e integrantes (mobilidade, disponibilidade de serviços públicos oferecidos, meio ambiente sustentável, qualidade de vida, gentrificação). Para tanto, vale-se de uma pesquisa exploratória, de base empírica, a partir de uma análise qualitativa de conteúdo, fundamentada em bibliografia, legislações e informações financeiras. Os resultados informam sobre a efetividade quanto à participação dos cidadãos em relação à destinação e aplicação de recursos orçamentários, voltados ao desenvolvimento da política urbana para a qualificação e a valorização do espaço territorial, atendendo a uma nova ética urbana, integradora, inteligente e humanizada.

Downloads

Biografia do Autor

Tarcisio Dorn de Oliveira, Unijuí

Pós-Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Instituição de Ensino Superior Meridional. Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta.

Downloads

Publicado

2025-02-14

Como Citar

Borchardt, L., Oliveira, T. D. de, & Allebrandt, S. L. (2025). Direito urbanístico, planos diretores e controle social: a construção de uma nova ética urbana. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 11(2), 157–179. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2023v11n2p157-179

Edição

Seção

Artigos