Expansão territorial e desenvolvimento social na região do Bico do Papagaio: o caso dos Apinayé em Tocantinópolis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2023v11n1p141-158

Palavras-chave:

Território, Desenvolvimento, Microrregião do Bico do Papagaio, Apinayé.

Resumo

Neste artigo busca-se analisar a expansão territorial e o desenvolvimento social no norte do estado do Tocantins a partir das experiências do povo indígena Apinayé. A área geográfica em questão compreende a microrregião do Bico do Papagaio, que integra a Amazônia Legal. Em termos metodológicos, a análise foi qualitativa, tendo a pesquisa sido realizada a partir de uma revisão bibliográfica que contemplou a perspectiva de desenvolvimento orientada às liberdades substantivas em relação à expansão territorial na região analisada. Os resultados preliminares revelam que os recursos naturais da Amazônia não podem continuar sendo explorados sem que ocorram importantes mudanças em diversos setores da sociedade brasileira. Em especial, requer-se outra visão em relação à Amazônia, dada a relevância da natureza, não apenas para os habitantes da região investigada, mas, inclusive, para a própria população brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá – SP. Pós-graduado (lato sensu) em Cultura e Literatura pela Faculdade São Luís – SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-Doutor pela Universidade de Brasília – UnB/POSLIT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, ambos da Universidade Federal do Tocantins – UFT – CAPES/CNPq.

Jairon Barbosa Gomes, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire), da Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus de Araguaína. Tecnólogo de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Lucas Lopes Pinto, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire), da UFNT, campus Araguaína, graduado em Letras pela Universidade Estadual do Pará (UEPA).

Downloads

Publicado

2024-09-08

Como Citar

Rodrigues, W., Gomes, J. B., & Pinto, L. L. (2024). Expansão territorial e desenvolvimento social na região do Bico do Papagaio: o caso dos Apinayé em Tocantinópolis. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 11(1), 141–158. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2023v11n1p141-158

Edição

Seção

Artigos