Especializações e concentrações no mercado de trabalho capixaba
DOI:
https://doi.org/10.7867/2317-5443.2022v10n2p197-229Palavras-chave:
Diversificação. Empregos. Atividade Econômica. Microrregiões.Resumo
Este artigo procura avaliar os níveis de especialização e/ou de concentração no mercado de trabalho entre as microrregiões do Espírito Santo. Para tanto foram utilizadas informações sobre as quantidades de empregos formais em cada uma das microrregiões do estado a partir de dados da Relação Anual de Informações Sociais. Entre os indicadores utilizados encontram-se o Quociente Locacional, o Coeficiente de Especialização e o Índice de Theil, que permitem determinar o nível de diversificação e/ou especialização em cada microrregião do Espírito Santo entre 2006 e 2018. Para esse período puderam ser obtidos os dados mais detalhados para empregos formais e PIB regionais. Visando subsidiar a discussão, foram utilizadas referências que tratam de desenvolvimento regional e mercado de trabalho. Com base nos resultados obtidos, constata-se que a microrregião Metropolitana não apenas é aquela em que se verifica a maior concentração e diversificação econômica, mas também a que tem um desempenho mais próximo da realidade do estado. As demais microrregiões caracterizam-se por um alto nível de concentração e/ou especialização em determinadas atividades, mas cada qual com sua particularidade.
Palavras-chave: Atividade econômica; concentração; desenvolvimento regional; especialização; Espírito Santo; mercado de trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para textos publicados na Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional são do(a) autor(a) e co-autor(a/es), com direitos de primeira publicação para a revista. Por aparecerem neste periódico de acesso público, os textos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A RBDR permitirá o uso dos textos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de envio para bases de dados de acesso público. Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.