Análise dos clusters de empresas de TI no Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2022v10n3p137-160

Palavras-chave:

Cluster de Empresas, Tecnologia da Informação, Economia Regional, Paraná, Inovação,

Resumo

O presente artigo possui por objetivo analisar os clusters de empresas de TI no estado do Paraná, identificando o crescimento ou a redução destes em cada mesorregião no período entre os anos de 2012 a 2018. Ao considerar que os clusters estão diretamente vinculados à inovação, é possível identificar quais são as mesorregiões com maior potencial inovador. Para isto, são utilizados dados secundários fornecidos pela Relação Anual de Informações Sociais, relacionados às três atividades cadastradas na CNAE 2.0, apresentadas ao longo do texto. O referencial teórico cobre a produção intelectual recente sobre as áreas de desenvolvimento econômico, desenvolvimento regional, clusters de empresas, clusters de tecnologia da informação, e inovação. Realizaram-se comparações e análises em relação aos dados obtidos, destacando as principais características que justificam a existência de um ambiente favorável à inovação. Os resultados, conforme esperado, apresentaram a Região Metropolitana de Curitiba com a maior concentração relativa de empresas de TI, seguida pelas mesorregiões do Norte Central e Oeste.

Palavras-chave: Cluster de empresas; economia regional; inovação; Paraná; Tecnologia da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Carlos Souza Mendes, Doutorando Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

possui graduação em Tecnologia em Informática - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2004), especialista em Gestao de TI - Universidade Positivo (2005) e mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2008), Doutorando em Planejamento e Governança Pública - UTFPR. Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Foi coordenador do departamento de infraestrutura de tecnologia da informação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná entre 2009 a 2013, Colaborador na Coordenação de Tecnologia na Educação entre 2013 a 2015 e Assessor de Tecnologia, Produção e Trabalho entre 2016 a 2017. Atualmente coordenador do Laboratório de Projetos de Tecnologia da Informação - LAPTI, responsável pelo desenvolvimento de projetos com o Governo do Estado do Paraná e empresas privadas. Tem experiência na área de Sistemas da Informação e Teleinformática , atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança da informação, Redes de Computadores, Redes Wireless, Cloud Computing, Infraestrutura de TI além de Sistemas Informatizados para Apoio a Tomada de Decisões.

Rogério Allon Duenhas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná (2000) e mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2009) e doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2013). Visitou a Universidade de Newcastle University (2012 - Doutorado Sanduíche). Foi pesquisador na Federeção das Indústria do estado do Paraná. Trabalha atualmente como professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Experiência na área de Economia com ênfase em Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: financiamento do ensino superior, eficiência, eficácia, educação e desenvolvimento regional. 

Downloads

Publicado

2024-01-25

Como Citar

Mendes, C. C. S., & Duenhas, R. A. (2024). Análise dos clusters de empresas de TI no Paraná. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 10(3), 137–160. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2022v10n3p137-160

Edição

Seção

Artigos