Agroecologia e sistemas alimentares de uma perspectiva multidimensional da sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.7867/2317-5443.2022v10n2p85-108Palavras-chave:
Agroecologia, Sustentabilidade, Alimento, Desenvolvimento.Resumo
O presente artigo tem como objetivo relatar uma experiência acadêmica de imersão agroecológica nos sistemas alimentares da perspectiva multidimensional da sustentabilidade, com vista a contribuir para as reflexões sobre desenvolvimento sustentável, soberania alimentar e Segurança Alimentar e Nutricional. Trata-se de um relato de experiência a partir das metodologias ativas de ensino do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná, realizada em dezembro de 2019. Na análise considerou-se a perspectiva multidimensional da sustentabilidade (econômica, social, ecológica, cultural, política e ética). As evidências indicam que orientar agroecossistemas para um desenvolvimento sustentável gera padrões de produção e consumo sustentáveis e, consequentemente, promove transformação social. O conhecimento científico complexo permeia o contexto agroecológico, permitindo identificar relações positivas entre agricultura familiar, soberania alimentar, Segurança Alimentar e Nutricional e o desenvolvimento sustentável dos territórios.
Palavras-chave: Agroecologia; desenvolvimento sustentável; Segurança Alimentar e Nutricional; sistemas alimentares; soberania alimentar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para textos publicados na Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional são do(a) autor(a) e co-autor(a/es), com direitos de primeira publicação para a revista. Por aparecerem neste periódico de acesso público, os textos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A RBDR permitirá o uso dos textos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de envio para bases de dados de acesso público. Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.