O CIBERACONTECIMENTO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO: UMA ANÁLISE TEMÁTICA DO CASO MARIANA MADURO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2023v17n02p003-021

Résumé

A violência de gênero atravessa movimentos cotidianos e gera, a cada dia, novos e inesperados acontecimentos. Por vezes, estas ocorrências são desencadeadas por meio do jornalismo – e, com isso, configuram-se enquanto acontecimento jornalístico. O digital interfere nestes processos, especialmente devido à instantaneidade de sua divulgação. Deste modo, a respectiva pesquisa se propõe a compreender como se dá a construção jornalística do processo de ciberacontecimento a partir da violência de gênero do caso Mariana Maduro. Como resultado mais expressivo a partir da Análise de Conteúdo, se considera que o discurso do jornalismo ainda é raso e carece de maiores explicações e aprofundamentos relativos à violência de gênero.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Letícia Rossa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com bolsa Capes. Mestra em Comunicação e jornalista também via Unisinos. Vinculada ao Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC), com pesquisas de gênero, jornalismo e política. E-mail: leticiaf.rossa@gmail.com.

Juliana Borba de Souza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), com bolsa Capes. Vinculada ao Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC), pesquisa sobre ciberacontecimento, gênero e jornalismo. E-mail:  juliana.borbadesouza@gmail.com.

Téléchargements

Publié-e

2023-11-27

Numéro

Rubrique

Artigos