A A ARTE DE DIDE BRANDÃO NA IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO: CIDADE DE ITAJAÍ

Auteurs-es

  • Carlos Eduardo Ignácio Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc

DOI :

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n2p058-084

Résumé

O texto aborda a arte de José Bonifácio Brandão – Dide Brandão (1924-1976) – na Igreja Imaculada Conceição na cidade de Itajaí, com o objetivo de propalar sua obra, a criação do curato e a edificação da primeira igreja da cidade. Tem por objetivo analisar a criação da cidade de Itajaí e do artista local sob a ótica de Giulio Carlo Argan (1909-1992) no que tange ao surgimento das cidades e de Giorgio Vasari (1511-1574) com relação à “Vida dos Artistas”. A Igreja Imaculada Conceição, patrimônio cultural itajaiense, será vislumbrada em suas raízes, indícios e sinais examinados no “Paradigma Indiciário” de Carlo Ginzburg (1939). Considerar o artista local Dide Brandão nas reflexões do ensaio “A Morte do Autor”, de Roland Barthes (1915-1980) é outro intuito. O estudo guia-se metodologicamente pela fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty (1908-1961). Almeja apresentar discussões acerca do lugar da obra, constituída na Igreja Imaculada Conceição ou na arte de Dide Brandão e elucidar os conceitos de autor e autoria. O resultado enfatiza um recorte das obras do artista, aquela que consta na primeira igreja da cidade de Itajaí.

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Publié-e

2022-12-21

Comment citer

Ignácio, C. E. (2022). A A ARTE DE DIDE BRANDÃO NA IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO: CIDADE DE ITAJAÍ. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 16(2), 058–084. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n2p058-084