O TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA: UM CONVITE À LEITURA MACHADIANA

Auteurs-es

  • JOSÉ MARCELO COSTA DOS SANTOS Universidade Estadual do Piauí

Résumé

O presente estudo teve como objeto de análise a literatura de Machado de Assis como ferramenta da prática pedagógica na escola. Os objetivos da pesquisa são: analisar de que forma é possível trabalhar a literatura machadiana na escola; apresentar os desafios docentes no trato do texto literário em sala de aula; e discutir a importância e as contribuições da literatura de Machado de Assis para o aprendizado da leitura e da escrita. Trata-se de um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa, relacionado à experiência de professor de Língua Portuguesa do pesquisador. A base teórica contempla, dentre outros, Bosi (2002), Cosson (2014) e Vasconcelos (2015). A pesquisa mostrou que se faz necessária a ressignificação da prática pedagógica em torno do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita, a partir de metodologias que possibilitem um aprendizado construtivo, integrando ao currículo escolar literaturas como a Machado de Assis, capazes de educar pela ação dos atos de ler, compreender e interpretar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

JOSÉ MARCELO COSTA DOS SANTOS, Universidade Estadual do Piauí

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA); Pós-graduado em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Piauiense (FAP). É Graduado em Letras-Português e Licenciado em Pedagogia, ambas pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Professor do quadro permanente da Secretaria Municipal de Educação de Parnaíba-PI (SEDUC). Pesquisador do Núcleo de Educação, História e Memória (NEHME-UFPI) e do Grupo de Pesquisa em Política, História, Formação e Diferenças na Educação (E-Resistência-UESPI). Linhas de Pesquisa: Formação Docente e Prática Educativa; História da Educação; Ensino de Língua Portuguesa.

Téléchargements

Publié-e

2023-06-05

Comment citer

COSTA DOS SANTOS, J. M. (2023). O TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA: UM CONVITE À LEITURA MACHADIANA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 17(1), 018–036. Consulté à l’adresse https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10686