O TEXTO LITERÃRIO NA ESCOLA: UM CONVITE À LEITURA MACHADIANA
Résumé
O presente estudo teve como objeto de análise a literatura de Machado de Assis como ferramenta da prática pedagógica na escola. Os objetivos da pesquisa são: analisar de que forma é possível trabalhar a literatura machadiana na escola; apresentar os desafios docentes no trato do texto literário em sala de aula; e discutir a importância e as contribuições da literatura de Machado de Assis para o aprendizado da leitura e da escrita. Trata-se de um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa, relacionado à experiência de professor de Língua Portuguesa do pesquisador. A base teórica contempla, dentre outros, Bosi (2002), Cosson (2014) e Vasconcelos (2015). A pesquisa mostrou que se faz necessária a ressignificação da prática pedagógica em torno do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita, a partir de metodologias que possibilitem um aprendizado construtivo, integrando ao currículo escolar literaturas como a Machado de Assis, capazes de educar pela ação dos atos de ler, compreender e interpretar.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.