CORPOS NEGROS: (UMA PESQUISA ARTOGRÃFICA 2019) - ENCRUZILHADAS DA PESQUISA
DOI :
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n2p173-188Résumé
“A/R/TOGRAFANDO CORPOS NEGROS NO BALLET CLÁSSICO NA ESCOLA DO TEATRO BOLSHOI NO BRASIL” é uma pesquisa de mestrado que trilha uma encruzilhada artográfica como metodologia de pesquisa que cruza o ser artista-pesquisador-professor, desenvolvendo um percurso cujas produções artísticas decorrentes a pesquisa como a exposição denominada “A/r/tografando Corpos Negros”, lançada no mês de novembro de 2019 no hall da ETBB, e a defesa da performativa realizada na sala S-113/FURB no dia 22 de Novembro de 2019, alusivo ao dia da consciência negra, provocando discursões para uma educação e estética decolonial e um aprofundamento aos corpos negros dançantes em uma escola internacional de dança no Sul do Brasil, localizado na cidade de Joinville/SC. Discute experiencias vivenciados por estes corpos cujo desafio é reorganizar e possibilitar visões da estética corporal e cultural do corpo negro no Ballet Clássico, construindo caminhos que façam refletir sobre formas de encaminhar questões multiculturais inseridas na atual sociedade globalizada que é, por excelência, uma sociedade permeada de antagonismos, tensões e conflitos, mas também de possibilidades. Tendo em vista que o processo de representatividade e o fato destes corpos estarem em cena, atuando nas performances dançantes, proporciona e interliga discussões que nos permeiam diante das falas e das imagens a identificar a amplitude do Corpo Negro e questionar quais viés entre corpo, cor e estética podem decodificar a dança do Ballet.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.