PODCASTS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n1p150-168

Resumen

Tendo como premissa os estudos de Freire (2013); Menezes e Quintanilha (2009); Alves e Lopes (2019) e Avelar, Prata e Martins (2018), que investigaram as dinâmicas envolvendo o podcast e suas aplicações, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos da Universidade Federal de Ouro Preto, inseridos no contexto de duas disciplinas, modalidade EaD, relacionadas à leitura e produção de textos acadêmicos. A pesquisa buscou analisar a importância do podcast e do videocast para o ensino e aprendizagem. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e survey. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e analítica. Os resultados indicam que grande parte dos alunos assistem a vídeos na internet, e uma parcela menor também ouve podcasts. A pesquisa demonstra a importância dos vídeos na educação, principalmente na integração das TDIC no ensino presencial e/ou o aproveitamento de recursos disponíveis na internet para a educação a distância.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hércules Tolêdo Corrêa, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação (UFMG), professor do Centro de Educação Aberta e a distância (CEAD - UFOP), e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - em Educação (UFOP).

Daniela Rodrigues Dias, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutoranda e mestra em Educação (UFOP), especialista MBA em Gestão de Instituições Educacionais (Rede Pitágoras), especialista MBA em Gestão Empresarial (Funcesi) e bacharela em Sistemas de Informação.

Nair Prata, Universidade Federal de Ouro Preto

Jornalista (UFMG), doutora em Linguística Aplicada (UFMG) com estágio pós-doutoral na Universidad de Navarra, Pamplona, Espanha. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFOP. Diretora Científica da Intercom.

Publicado

2022-07-15

Cómo citar

Corrêa, H. T., Dias, D. R., & Prata, N. (2022). PODCASTS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 16(1), 150–168. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n1p150-168