CORPO, DISCURSO E EDUCAÇÃO PERFORMATIVA
UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2023v17n3p038-050Abstract
O estudo proposto nesta pesquisa discute a seguinte questão: Quais as potencialidades da relação entre corpo, discurso e educação e, suas contribuições para a ampliação do conhecimento do tema em diferentes áreas de formação? O corpus da pesquisa é composto por relatos de partilhas e discussões orais, a partir das experiências dos participantes, alunas(os) dos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas, Comunicação institucional, Pós-graduação em Educação. Ao total foram 14 oficinas/aulas ministradas ao longo do período de 2020, 2021, 2022 e 2023 em diferentes cursos e eventos, na modalidade on-line (durante a pandemia do Covid-19) e presencial (antes e após a pandemia). A estrutura teórica das oficinas/aulas foi sustentada pela teoria da Análise de Discurso francesa, pelos estudos sobre performance na educação e amparados por disparadores audiovisuais e práticas teatrais. Por fim, este estudo aponta relações discursivas entre os sujeitos participantes frente ao conteúdo teórico e prático disponibilizados, que possibilitam um trabalho pedagógico com maior foco maior sugerem uma ampliação de brechas que possibilitem maior foco aos estudos do corpo no contexto educacional, seja ele formal, informal ou não-formal.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.