PROVOCAÇÕES GEOGRÁFICAS: A NATUREZA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Marquessuel Dantas de Souza Faculdade de São Paulo. São Paulo-SP

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2015v9n3p299-310

Resumo

O presente texto apresenta de maneira breve e introdutória uma interpretação filosófica e mitológica, assim entendida, sobre a ideia de Natureza nos estudos geográficos. Com efeito, delineando um olhar outro sobre o mundo, principalmente no processo de alfabetização. Para tanto, quase metafórica e poeticamente a Natureza aparecerá como aquilo indissociável ao homem. Não obstante, constituindo uma espécie de provocação geográfica uma vez que lida com pensamentos audaciosos quando voltado para a ideia de Educação na Geografia. Entrementes, tendo como fio condutor a obra O Círculo e a Espiral, do geógrafo Ruy Moreira.

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Biografia do Autor

Marquessuel Dantas de Souza, Faculdade de São Paulo. São Paulo-SP

Graduado em Geografia. Estudante do Grupo de Pesquisa Geografia, Literatura e Arte (Geoliterart) da USP.

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Publicado

23-11-2015

Como Citar

Souza, M. D. de. (2015). PROVOCAÇÕES GEOGRÁFICAS: A NATUREZA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 9(3), 299–310. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2015v9n3p299-310

Edição

Seção

Artigos