CORPO, DISCURSO E EDUCAÇÃO PERFORMATIVA

UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Michelle Bocchi Gonçalves UFPR
  • Sheurily Santos Costa Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2023v17n3p038-050

Resumo

O estudo proposto nesta pesquisa discute a seguinte questão: Quais as potencialidades da relação entre corpo, discurso e educação e, suas contribuições para a ampliação do conhecimento do tema em diferentes áreas de formação? O corpus da pesquisa é composto por relatos de partilhas e discussões orais, a partir das experiências dos participantes, alunas(os) dos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas, Comunicação institucional, Pós-graduação em Educação. Ao total foram 14 oficinas/aulas ministradas ao longo do período de 2020, 2021, 2022 e 2023 em diferentes cursos e eventos, na modalidade on-line (durante a pandemia do Covid-19) e presencial (antes e após a pandemia). A estrutura teórica das oficinas/aulas foi sustentada pela teoria da Análise de Discurso francesa, pelos estudos sobre performance na educação e amparados por disparadores audiovisuais e práticas teatrais. Por fim, este estudo aponta relações discursivas entre os sujeitos participantes frente ao conteúdo teórico e prático disponibilizados, que possibilitam um trabalho pedagógico com maior foco maior sugerem uma ampliação de brechas que possibilitem maior foco aos estudos do corpo no contexto educacional, seja ele formal, informal ou não-formal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Bocchi Gonçalves, UFPR

Professora da UFPR.

Doutora em Educação (UFPR)

Pós-doutora em Educação (UNIVALI)

Sheurily Santos Costa, Universidade Federal do Paraná

Bolsista CAPES, Doutoranda em Educação pelo PPGE_UFPR

Downloads

Publicado

12-12-2023

Edição

Seção

Artigos