O CIBERACONTECIMENTO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO: UMA ANÁLISE TEMÁTICA DO CASO MARIANA MADURO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2023v17n02p003-021

Resumo

A violência de gênero atravessa movimentos cotidianos e gera, a cada dia, novos e inesperados acontecimentos. Por vezes, estas ocorrências são desencadeadas por meio do jornalismo – e, com isso, configuram-se enquanto acontecimento jornalístico. O digital interfere nestes processos, especialmente devido à instantaneidade de sua divulgação. Deste modo, a respectiva pesquisa se propõe a compreender como se dá a construção jornalística do processo de ciberacontecimento a partir da violência de gênero do caso Mariana Maduro. Como resultado mais expressivo a partir da Análise de Conteúdo, se considera que o discurso do jornalismo ainda é raso e carece de maiores explicações e aprofundamentos relativos à violência de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Rossa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com bolsa Capes. Mestra em Comunicação e jornalista também via Unisinos. Vinculada ao Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC), com pesquisas de gênero, jornalismo e política. E-mail: leticiaf.rossa@gmail.com.

Juliana Borba de Souza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), com bolsa Capes. Vinculada ao Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC), pesquisa sobre ciberacontecimento, gênero e jornalismo. E-mail:  juliana.borbadesouza@gmail.com.

Downloads

Publicado

27-11-2023

Edição

Seção

Artigos