REPRESENTATIVIDADE CULTURAL NO CONTO “NAU CATRINETA”, DE RUBEM FONSECA PARA ENSINAR LITERATURA

Autores

  • Andre Rezende Benatti Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Hans Stander Loureiro Lopes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo analisa o conto “Nau Catrineta”, de Rubem Fonseca (2004), explorando sua representatividade cultural, comparando com o conceito de denotativo e literário de cultura, bem como a importância do ensino da literatura nas escolas brasileiras. Para este trabalho, utilizamos como suporte teórico Eagleton (2013) (A ideia de cultura), Candido (1972) (O caráter da repreensão), e Bosi (1992) (Dialética da Colonização).

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Biografia do Autor

Andre Rezende Benatti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Letras/Espanhol, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS;

Mestre em Letras: estudos literários, pels Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS;

Doutorando em Letras Neolatinas: estudos literários hispânicos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -  UFRJ;

Bolsista Capes

Pesquisador do Núcleo de Estudos Historiográficos de Mato Grosso do Sul - NEHMS;

Professor da Literatura Espanhola da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

Hans Stander Loureiro Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Estudos de Linguagens na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

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Publicado

05-06-2023

Como Citar

Benatti, A. R., & Lopes, H. S. L. (2023). REPRESENTATIVIDADE CULTURAL NO CONTO “NAU CATRINETA”, DE RUBEM FONSECA PARA ENSINAR LITERATURA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 17(1), 077–092. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10803