O TEXTO LITERÃRIO NA ESCOLA: UM CONVITE À LEITURA MACHADIANA
Resumo
O presente estudo teve como objeto de análise a literatura de Machado de Assis como ferramenta da prática pedagógica na escola. Os objetivos da pesquisa são: analisar de que forma é possível trabalhar a literatura machadiana na escola; apresentar os desafios docentes no trato do texto literário em sala de aula; e discutir a importância e as contribuições da literatura de Machado de Assis para o aprendizado da leitura e da escrita. Trata-se de um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa, relacionado à experiência de professor de Língua Portuguesa do pesquisador. A base teórica contempla, dentre outros, Bosi (2002), Cosson (2014) e Vasconcelos (2015). A pesquisa mostrou que se faz necessária a ressignificação da prática pedagógica em torno do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita, a partir de metodologias que possibilitem um aprendizado construtivo, integrando ao currículo escolar literaturas como a Machado de Assis, capazes de educar pela ação dos atos de ler, compreender e interpretar.
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