O impacto das medidas de isolamento social em tempos de pandemias: uma análise dos indicadores de abuso sexual contra crianças e adolescentes
Palavras-chave:
Criança e adolescente, COVID-19, Pandemia, Violência sexualResumo
Este artigo trata do impacto das medidas de isolamento social em tempos de pandemias, nos indicadores de violência sexual contra crianças e adolescentes. Tem por objetivo geral analisar o impacto das medidas de isolamento social nos indicadores de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, no período de janeiro a junho de 2020. Os objetivos específicos são: analisar o conceito de violência sexual no marco jurídico do Direito da Criança e do Adolescente; contextualizar a situação de crianças e adolescentes diante das medidas de isolamento social decorrentes da pandemia da COVID-19; e pesquisar os efeitos das medidas de isolamento social na proteção de crianças e adolescentes contra a violência sexual, a partir dos indicadores de janeiro a junho de 2020. O problema de pesquisa foi o seguinte: quais os impactos das medidas de isolamento social nos indicadores de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, no período de janeiro a junho de 2020? Partiu-se da hipótese de que as medidas de isolamento social em situações de pandemia afetam diretamente as condições de proteção, provocando o aumento dos casos de violência sexual. O método de abordagem foi o dedutivo, e o de procedimento, o monográfico. Foram utilizadas as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados revelaram a diminuição dos registros de violência contra crianças e adolescentes nos meses de janeiro a junho de 2020. Contudo, isso não significa a diminuição das ocorrências de violências sexuais, mas sim, a dificuldade em identificar a violência e realizar a notificação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos, ensaios e outros textos jurídicos publicados nesta Revista são do autor, mas com direitos de primeira publicação reservados, sem ônus, à FURB. Os trabalhos publicados neste periódico são disponibilizados gratuitamente ao livre acesso público e, por conseguinte, não geram efeitos comerciais. Fica autorizada a publicação dos artigos publicados na Revista Jurídica da FURB em outros meios, como sites pessoais e coletâneas de artigos, desde que citada a Revista Jurídica da FURB como primeira publicação.