Direito, Literatura e Deficiência em Flannery O’Connor

Autores

  • Ana Paula Barbosa-Fohrmann Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luana Adriano Araújo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Gustavo Cardoso Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Direito e Literatura, Direito das Pessoas com Deficiência, Pessoas com Deficiência Física, Interdisciplinaridade

Resumo

Trata-se, nesta investigação, dos significados literários e jurídicos da deficiência na obra de Flannery O’Connor – especificamente nos contos “The Lame Shall Enter First” (1965) e “Good Country People” (1955) –, considerando uma análise interdisciplinar entre direito e literatura. Tem-se, por objetivos específicos: estabelecer uma perspectiva interdisciplinar de direito e literatura; analisar criticamente o contexto jurídico presente nos contos enfocados, considerada as épocas de suas produções; compreender, a partir dos modelos de deficiência, a caracterização deste fenômeno nos textos pesquisados; e, por fim, cotejar essa visão com aquela esposada na Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD). Metodologicamente, prioriza-se uma abordagem simbólica da temática da deficiência física, seguindo a linha defendida por Martha Nussbaum, que propõe a humanização do Direito por meio da Literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Barbosa-Fohrmann, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta de Teoria do Direito da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRJ.

Luana Adriano Araújo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Gustavo Cardoso Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Discente da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ e Bolsista de Iniciação Científica em Direito e Literatura da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Downloads

Publicado

2019-12-18

Edição

Seção

Artigos