PROTEÇÃO À DIGNIDADE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: URGE ERRADICAR A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

Autores

  • Leda Maria Messias da Silva UEM - Universidade Estadual de Maringá UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá
  • Jeferson Luiz Cattelan UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá

Palavras-chave:

Dignidade, Programa de erradicação do trabalho infantil, Trabalho infantil.

Resumo

O presente artigo analisa a política pública voltada ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) traçando um panorama da sua aplicação e efetividade no país. A falta da infância gera danos permanentes à personalidade e à formação do indivíduo o que afronta diretamente a dignidade da pessoa humana. O PETI é um programa do Governo Federal que atende crianças e adolescentes entre 7 e menores de 16 anos de idade, os quais trabalhem em ambiente perigoso, penoso, insalubre ou degradante. O objetivo é abordar o tema trabalho infantil a fim de verificar a eficiência do programa na erradicação do trabalho infantil.  Tenciona-se, ainda, promover o debate junto às famílias, à sociedade e ao estado, todos os principais entes envolvidos, acerca do prejuízo físico e moral às crianças que trabalham para a subsistência, quando deveriam gozar a infância. O preço que estas crianças e adolescentes pagam com a desestruturação da sua infância, está muito além do que é dignamente possível. O método adotado foi a análise dedutiva uma vez que parte do conceito geral da proteção da criança e do adolescente para a política pública específica de erradicação do trabalho infantil. Os instrumentos foram pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos. O artigo avaliou a política pública de proteção à erradicação do trabalho infantil, concluindo que é uma política que cumpre a sua finalidade de promover renda às crianças e adolescentes para que possam estudar e assim conseguir uma vida digna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leda Maria Messias da Silva, UEM - Universidade Estadual de Maringá UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá

Pós-doutora em Direito do Trabalho pela Universidade de Lisboa, Doutora e Mestre em Direito das Relações Sociais, Subárea de Direito do Trabalho, pela PUC-SP, Professora da Graduação e do Mestrado em Ciências Jurídicas e pesquisadora do ICETI, do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Professora da Graduação e Pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Pesquisadora do CNPQ. E-mail: lemead@uol.com.br   (44) 99760-5126.

Jeferson Luiz Cattelan, UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá

Mestre do Curso de Ciências Jurídicas do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Graduado em Direito pela Universidade Paranaense (UNIPAR), Pesquisador do Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares CAPES (módulo Taxas), e pesquisador do ICETI. E-mail: jefecattelan@hotmail.com  (44) 99826-3356.

Downloads

Publicado

2019-12-21

Edição

Seção

Artigos