ASPECTOS ÉTICOS DO TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS DE ANIMAIS PARA OS SERES HUMANOS

Autores

  • Maria Amália de Figueiredo Pereira Alvarenga Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Patricia Borba Marchetto UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" http://orcid.org/0000-0002-7507-961X
  • Gabriela Pirajá Cecilio Bunhola UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

xenotransplantação, pesquisas com animais, Bioética

Resumo

Através da observação de que a modalidade do alotransplante (transplante de órgãos humanos) tem sido insuficiente para atender a demanda de órgãos necessários para salvar vidas humanas, recentes pesquisas vêm avançando no tema da xenotransplantação, que consiste na possibilidade de transplantar tecidos, células e até mesmo órgãos sobrevindos dos animais para os seres humanos. O presente trabalho visa apontar os experimentos realizados nesta temática, indicando as técnicas utilizadas, as possibilidades de acerto e contribuição para a realidade de transplantes, sob a ótica da Bioética e através da análise das Leis n. 9.605/98 e 11.798/08.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Amália de Figueiredo Pereira Alvarenga, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Mestre e doutora em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Chefe do Departamento de Direito Privado, de Processo Civil e do trabalho da FCHS/UNESP; ex-coordenadora do Curso de Direito da FCHS/UNESP; docente do Programa de Pós-Graduação em Direito da FCHS/UNESP; Orientadora de grupos de pesquisa, CNPq e Avaliadora de Cursos pelo MEC.

Patricia Borba Marchetto, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Doutora em Direito pela Universidad de Barcelona; Professora na Graduação e Pós-graduação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Membro do Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (CEP – UNESP) e do Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas da UNESP (CENEPP – UNESP). Ouvidora Local UNESP.

Gabriela Pirajá Cecilio Bunhola, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Advogada; Mestranda em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Franca (UNESP Franca); especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Gama Filho (UGF); Membro dos grupos de pesquisa, CNPq, “O Direito de Família contemporâneo e as relações sociais” e “Os novos parâmetros da responsabilidade civil e as relações sociais”.

Downloads

Publicado

2018-10-21

Edição

Seção

Artigos