A CONCENTRAÇÃO DA MÍDIA NO BRASIL: UMA CLASSE DOMINANTE CONTRA A LIBERDADE DE INFORMAÇÃO E DEMOCRACIA

Autores

  • Eduardo Pires Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Luiz Gonzaga da Silva Adolfo Universidade de Santa Cruz do Sul

Palavras-chave:

mídia, liberdade de expressão, democracia, igualdade

Resumo

O presente trabalho que integra os temas da liberdade de expressão, liberdade de informação, democracia e poder, busca investigar se no Brasil existe ou não a diversidade de fontes de informação, bem como, na hipótese de haver a concentração dos meios de comunicação, se este fato, com base na teoria da igualdade complexa de Michael Walzer pode ser considerado como fator gerador de desigualdades. Nesse sentido, conclui-se que existe a concentração dos meios de comunicação nas mãos de um pequeno grupo de empresários, o que representa um prejuízo de caráter democrático e que transforma os “donos da mídia” em uma classe dominante, fator gerador de desigualdades

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Pires, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Mestre e Doutorando em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, membro do Grupo de Pesquisas Intersecções Jurídicas entre o Público e o Privado, vinculado ao PPGD da UNISC, Advogado atuante.

Luiz Gonzaga da Silva Adolfo, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutor em Direito pela UNISINOS (2006). Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Professor do Curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (Gravataí/RS).

Downloads

Publicado

2017-10-18

Edição

Seção

Artigos