TRATAMENTO DO CONFLITO JURÍDICO FAMILIAR E O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: CONTRIBUIÇÕES DOS CONHECIMENTOS DISCIPLINARES PARA OS OPERADORES DO DIREITO
Palavras-chave:
Direito, Sociologia do Direito, EpistemologiaResumo
Este artigo apresenta o estudo acerca do tratamento do conflito jurídico familiar no contexto de algumas inovações apresentadas pelo Novo Código de Processo Civil de 2015 (NCPC) e a necessidade de uma observação policontextural e interdisciplinar do fenômeno a partir do conhecimento produzido tanto pelo Direito como por outros subsistemas sociais. A partir de uma observação sistêmica deste fenômeno o objetivo desta revisão bibliográfica é analisar a possibilidade de contribuição do conhecimento de outras áreas do saber e quais os possíveis enfrentamentos que os operadores do Direito terão a partir desta nova concepção do conflito. Constatou-se que o Direito tem se colocado em abertura cognitiva para outras áreas do saber, porém, não supera os limites da mera multidisciplinaridade do conhecimento produzido por elas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos, ensaios e outros textos jurídicos publicados nesta Revista são do autor, mas com direitos de primeira publicação reservados, sem ônus, à FURB. Os trabalhos publicados neste periódico são disponibilizados gratuitamente ao livre acesso público e, por conseguinte, não geram efeitos comerciais. Fica autorizada a publicação dos artigos publicados na Revista Jurídica da FURB em outros meios, como sites pessoais e coletâneas de artigos, desde que citada a Revista Jurídica da FURB como primeira publicação.