KISS: UM ENSAIO SOBRE A TRAGÉDIA DOS VIESES (HERMENÊUTICA COGNITIVA)

Autores

  • Tais Hemann Da Rosa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Palavras-chave:

hermenêutica cognitiva, sistema primitivo e reflexivo, automatismos mentais, desvios cognitivos, caso Kiss.

Resumo

Com base na pesquisa desenvolvida pelo professor Juarez Freitas, que apresenta uma nova abordagem hermenêutica para o processo de tomada de decisões, apresentando a condição humana de predisposição à automatismos mentais, objetivou-se analisar quais desvios cognitivos estiveram presentes na tragédia da Boate Kiss, ocorrida em 27 de janeiro de 2013, na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul. O estudo realizado por Juarez Freitas tem por base a obra Thinking, Fast and Slow do pesquisador Daniel Kahneman, que propõe no funcionamento cerebral dois sistemas ficcionais, um primitivo, responsável pelas decisões impulsivas, e outro reflexivo, responsável pelas decisões reflexivas. Foi utilizado como fonte para a pesquisa o Inquérito Policial do caso. Assim, utilizou-se dos chamados vieses cognitivos, para analisar algumas das decisões dos envolvidos nessa tragédia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tais Hemann Da Rosa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.   Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa de Direitos Fundamentais (GEDF). Contato: taishemann_sb@hotmail.com.

 

Downloads

Publicado

2015-12-03

Como Citar

Da Rosa, T. H. (2015). KISS: UM ENSAIO SOBRE A TRAGÉDIA DOS VIESES (HERMENÊUTICA COGNITIVA). Revista Jurídica (FURB), 19(39), 173–194. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/4856

Edição

Seção

Artigos