A centralização das disputas políticas no Poder Executivo

os impeachments na América Latina como retorno dos projetos conservadores

Autores

  • Pedro Victor dos Santos Witschoreck UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
  • Bruna Andrade Obaldia UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
  • Fernando Hoffmam UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

América Latina, Democracia, Hiperpresidencialismo, Impeachment.

Resumo

A centralização das estruturas de poder e das disputas políticas em torno do Poder Executivo advém de uma construção histórica da democracia na América Latina. Guillermo O’Donnele Leonardo Avritzer apontam o delegativismo como um dos problemas históricos. Nesse panorama, a figura do Presidente se coloca acima dos demais partidos e poderes e prejudica o desempenho e a qualidade da democracia. Para Roberto Gargarella, em que pese as novas constituições se empenharam em fortalecer direitos sociais, não trouxeram mudanças em sua estrutura mais radical e mantiveram a concentração de autoridade. Por isso que as democracias presidencialistas sofrem com o que Carlos Santiago Nino denomina como hiperpresidencialismo latino-americano. Ocorre a concentração de poder na figura presidencial e o chefe do Poder Executivo torna-se o responsável pela situação do país. Optou-se pela abordagem dedutiva na medida em que os problemas gerais acima mencionados, segundo Aníbal Pérez-Liñán, fragilizaram as democracias e possibilitaram a utilização do impeachment como uma arma política, fortalecendo as polarizações políticas e transformando os presidentes reféns do escudo popular e do escudo legislativo. Assim, questiona-se: qual é a relação estabelecida entre o instrumento do impeachment e o retorno de projetos conservadores na América Latina contemporaneamente? Por fim, verificou que o impeachment, nos últimos anos, permitiu que novos projetos conservadores se instaurassem em países como o Brasil, Paraguai e Bolívia, colocando em dúvida a integralidade do referido instituto e da saída dos presidentes. Utilizou-se do procedimento histórico, por meio da técnica de pesquisas bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Victor dos Santos Witschoreck, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria (PPGD/UFSM). Bolsista CAPES. Integrante do Centro de Estudos e Pesquisas em Direito e Internet (CEPEDI) da UFSM.

Bruna Andrade Obaldia, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria (PPGD/UFSM). Bolsista CAPES. Integrante do Núcleo de Estudos Avançados em Processo Civil (NEAPRO) da UFSM.

Fernando Hoffmam, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Doutor e Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Membro do Grupo de Pesquisa Estado e Constituição e da Rede Interinstitucional de Pesquisa Estado e Constituição, vinculados ao CNPQ; Professor Adjunto I do Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos do Comum (NEC) registrado junto à UFSM e ao CNPQ.

A centralização das disputas políticas no Poder Executivo: os impeachments na América Latina como retorno dos projetos conservadores

Downloads

Publicado

2024-03-18

Edição

Seção

Artigos