ANÁLISE DOS FATORES QUE FAVORECEM A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA VALUE BASED MANAGEMENT (VBM) À LUZ DOS ARGUMENTOS DE TEÓRICOS DA VERTENTE NEW INSTITUTIONAL SOCIOLOGY (NIS )

Autores

  • José Carlos Tiomatsu Oyadomari Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ricardo Lopes Cardoso Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Fábio Frezatti Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20084

Palavras-chave:

Teoria institucional, Value based management, Lucro residual.

Resumo

As pesquisas têm demonstrado que existe um gap entre a teoria e as práticas de contabilidade gerencial. Entretanto, a abordagem Value Based Management (VBM), por meio de um de seus mais representativos componentes, o Lucro Residual, tem sido apontada nas pesquisas como uma das mais adotadas pelas empresas nos últimos anos, embora a sua conceituação seja bastante antiga. Para elaboração desse trabalho, recorreu-se à Teoria Institucional com foco na New Institutional Sociology (NIS), a qual tem sido utilizada por pesquisadores para explicar a estabilidade e os processos de mudança das práticas de contabilidade gerencial. A escolha da NIS tem como grande motivador o foco dado por essa abordagem ao isomorfismo. Este ensaio, teve como objetivo identificar as contribuições da Teoria Institucional para explicar a institucionalização da VBM com foco na NIS. Como resultados, reflexos de uma análise crítica que comparou os acontecimentos com as teorias da NIS, concluiu-se que a institucionalização da VBM sustentou-se fortemente no pilar cognitivo-cultural, com utilização do mecanismo mimético. Outro fator causal relevante foi a necessidade dos administradores legitimarem suas ações perante os acionistas, o que se materializa pela adoção da VBM. Reconheceu-se, também, o papel institucionalizador das empresas de consultoria e da mídia especializada.

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