EFEITO MODERADOR DA FOLGA ORÇAMENTÁRIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.2020424Palavras-chave:
Teoria do Foco Regulatório, Implementação da Estratégia., Foco de Promoção, Foco de Prevenção, Folga Orçamentária, Implementação da EstratégiaResumo
O estudo objetiva verificar a influência do foco regulatório (Higgins, 1997;1998) e o efeito moderador da folga orçamentária na implementação da estratégia. Para atender os objetivos do estudo, foi realizada uma pesquisa quantitativa de levantamento com gestores brasileiros (CEO n = 25 (11,5%), CFO n =11 (5%), outros diretores n = 79 (36,2%) e gerentes/supervisores n = 103, 47,2%) ligados à implementação da estratégia. A análise dos dados se deu por meio de estatísticas descritivas e técnicas estatísticas multivariadas. Para os testes das duas hipóteses formuladas utilizou-se a técnica de modelagem de equações estruturais (SEM/PLS). Os resultados revelam na primeira hipótese uma relação positiva e significativa do foco regulatório (promoção e prevenção) no nível de implementação da estratégia, em que o efeito estatístico do foco de promoção (H1a - R² = 0,273; t = 4,228; p = 0,000**) é maior que o foco de prevenção (H1b - R² = 0,150; t = 2,235; p = 0,026*). Porém, quando investigado o efeito moderador que a folga orçamentária exerce na relação direta entre foco regulatório e implementação, rejeita-se parcialmente a segunda hipótese, uma vez que existe uma relação moderada da folga orçamentária somente para o cenário de baixa folga orçamentária e para os gestores com o foco de promoção. Ao final desta pesquisa, ofereceram-se dois construtos: um pautado na Teoria do Foco Regulatório, para avançar em pesquisas futuras nesta área; e outro para medir a implementação da estratégia organizacional. Portanto, a contribuição teórica do artigo está no entendimento da influência do foco regulatório na implementação da estratégia em um cenário em que os recursos orçamentários são fundamentais. Como possível implicação prática, com os resultados aqui explorados será possível determinar um perfil do estrategista e alinhá-lo com a administração estratégica das corporações. Conclui-se que, do foco regulatório, tanto o foco de promoção quanto o de prevenção influenciam diretamente na implementação da estratégia. Por outro lado, da relação moderada com a folga orçamentária, a influência estatística é somente observada no cenário de baixa folga orçamentária e com os gestores com foco de promoção.
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