IMPACTOS DA DIVULGAÇÃO DE PREJUÍZOS NOS RETORNOS DE AÇÕES DE COMPANHIAS PARTICIPANTES DO IBOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20084Palavras-chave:
Retornos anormais. Prejuízos. Estudo de eventos. Qualidade da informação contábil.Resumo
A partir do crescimento recente da abordagem positiva da teoria da contabilidade, tem-se verificado a crescente necessidade de testes empíricos para a validação das práticas contábeis. Nesse contexto, um ramo de pesquisas empíricas, que tem se destacado, visa investigar a influência da informação contábil no mercado de capitais. O modo como o mercado reage a informações específicas presentes nas demonstrações financeiras auxilia na análise da utilidade dos principais instrumentos de comunicação da contabilidade. Dentre as informações específicas, o resultado do exercício destaca-se como uma das mais relevantes, apontando (no caso de lucro) a capacidade de crescimento e o potencial de criação de valor econômico da firma e vice-versa. Nesse sentido, buscou-se, na presente pesquisa, identificar a reação do mercado de capitais frente a anúncios de prejuízos apresentados pelas empresas de capital aberto. O estudo em questão foi analisado a partir da metodologia do estudo de eventos, que possibilita a investigação dos impactos da informação pública no mercado acionário. Os resultados demonstraram que o anúncio de prejuízos via Demonstração de Resultados do Exercício apresentou-se como uma informação contábil relevante, que gerou reações negativas no mercado de capitais, como a queda nos preços e retornos das ações da maioria das empresas da amostra analisada na pesquisa nos dias seguintes ao anúncio. Verificou-se ainda a eficiência da forma semiforte para o mercado de ações brasileiro em relação a essa informação, uma vez que os retornos anormais tenderam a desaparecer após dois dias de negociação após o evento. Palavras-chaves: Retornos anormais. Prejuízos. Estudo de eventos. Qualidade da informação contábil.Downloads
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