CONTRIBUIÇÃO DA CONTROLADRIA NO COMÉRCIO EXTERIOR PARA OTIMIZAÇÃO DE RESULTADOS EM OPERAÇÕES INTERNACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Célio Corrêa dos Santos Universidade Regional de Blumenau
  • Jorge Ribeiro de Toledo Filho

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20051

Palavras-chave:

Controladoria, Drawback, Otimização de resultados.

Resumo

A controladoria como órgão administrativo nas empresas tem como uma de suas atribuições fornecer suporte informacional sobre o comércio internacional, colaborando assim no processo decisório em todas as fases, ou seja, planejamento, execução e controle. Diante disso, este trabalho objetiva apresentar a contribuição da controladoria no comércio exterior para otimização de resultados em operações internacionais. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo apresenta características de cunho exploratório, utilizando-se de revisão bibliográfica e levando à reflexão sobre a importância da controladoria na área de comércio exterior. Abordou-se também a relevância dos termos internacionais de comércio, conhecidos como incoterms, pois o seu uso correto tende a diminuição de custos. Especificamente, foram incluidos os dados disponibilizados pela empresa Albany International Tecidos Técnicos Ltda., situada na cidade de Indaial/Santa Catarina, no período de janeiro a dezembro de 2004. Na análise dos dados, apresentam-se quadros comparativos entre o custo do produto importado em duas situações: importação normal e importação ao amparo do regime drawback suspensão. Este sistema é considerado um incentivo à exportação, desonerando o custo de insumos importados. O resultado da pesquisa mostra que o mecanismo de drawback permite às empresas exportadoras melhorar seu grau de competitividade no mercado externo, ao retirar de seus produtos encargos fiscais que incidem sobre a importação de matéria-prima, partes, entre outros. Palavras-chave: Controladoria. Drawback. Otimização de resultados.

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Como Citar

Corrêa dos Santos, C., & Ribeiro de Toledo Filho, J. (2007). CONTRIBUIÇÃO DA CONTROLADRIA NO COMÉRCIO EXTERIOR PARA OTIMIZAÇÃO DE RESULTADOS EM OPERAÇÕES INTERNACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO. Revista Universo Contábil, 1(1), 41–53. https://doi.org/10.4270/ruc.20051

Edição

Seção

Seção Nacional