ESTRATÉGIAS DAS COORDENAÇÕES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PARA COMBATER A EVASÃO

Autores

  • Izaqueline Jhusmicele Alcântara da Silva Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Ciências Contábeis
  • Gilberto José Miranda Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Ciências Contábeis
  • Edvalda Araujo Leal Universidade Federal de Uberlandia
  • Janser Moura Pereira Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.2018211

Palavras-chave:

Evasão, Coordenação de curso, Ensino Superior, Ciências Contábeis, Estratégias.

Resumo

A evasão escolar é um fenômeno presente no sistema educacional público e privado que gera grandes impactos sociais. No ensino superior brasileiro, as taxas de evasão, nos cursos presenciais e a distância, correspondem a 24,9% e 28,8%, respectivamente. O presente estudo se propôs a analisar e identificar, na percepção dos coordenadores de curso, as ações de retenção praticadas nos cursos de Ciências Contábeis do Brasil e a sua relação com o nível de evasão da IES. A amostra ficou composta por 155 coordenadores vinculados a IES privadas (83,2%) e públicas (16,8%) de todas as regiões brasileiras. Para tratamento dos dados, foram utilizadas a estatística descritiva, as comparações múltiplas de proporções, as comparações de médias e a regressão linear múltipla. Os resultados da regressão demonstraram que as IES em que a coordenação promove a integração acadêmica dos alunos tendem a apresentar menores taxas de evasão, incluindo-se ações para acompanhamento e intervenção em relação às dificuldades de ensino-aprendizagem ao longo do curso. Também se mostraram relevantes o acompanhamento à frequência do aluno, bem como o oferecimento de orientações sobre o curso aos alunos no ato de matrícula. Identificou-se ainda que os cursos do turno noturno apresentam maiores índices de evasão se comparados aos do turno integral. Os testes estatísticos, por sua vez, indicaram que as bolsas de auxílio financeiro e os descontos nas mensalidades escolares oferecidas pelas IES, bem como a oferta de monitorias ou atendimento extraclasse para suprir deficiências do aluno ao longo do curso, tendem a reduzir as taxas de evasão. Infere-se, com base nos resultados, que, à medida que IES, coordenadores e docentes adotarem estratégias semelhantes a essas, e que contribuam com o debate sobre políticas que visem à retenção dos estudantes universitários, o fenômeno da evasão poderá ser erradicado ou, pelo menos, minimizado no meio universitário.

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Biografia do Autor

Izaqueline Jhusmicele Alcântara da Silva, Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Ciências Contábeis

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia

Gilberto José Miranda, Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Ciências Contábeis

Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlânda, Faculdade de Ciências Contábeis, nos cursos de graduação e póes graduação em Ciências Contábeis.

Doutor em Contabilidade e Controladoria pela USP-SP

Edvalda Araujo Leal, Universidade Federal de Uberlandia

Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia nos cursos de graduação e pós-graduação em Ciênicas Contábeis.

Coordenadora da Pós-Graduação em Ciências Contábeis

Mestre em Ciências Contábeis pela PUC-SP e doutora em Administração pela FGV-SP

Janser Moura Pereira, Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática

Professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Matemática.

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Publicado

2019-02-20

Edição

Seção

Seção Nacional