AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E COMPROMISSO ORGANIZACIONAL: A PERSPECTIVA DA JUSTIÇA ORGANIZACIONAL

Autores

  • Ana Maria da Silva Barbosa de Sotomayor ISCAL

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20073

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho. Compromisso organizacional. Justiça distributiva. Justiça procedimental. Justiça interpessoal. Justiça informacional.

Resumo

O presente artigo visa dar um contributo para uma maior compreensão da importância de se considerar a temática da justiça organizacional na concepção e implementação de sistemas de avaliação de desempenho, com o intuito de se fomentar o compromisso dos trabalhadores. Para o efeito efectuou-se uma revisão da literatura existente sobre estas três temáticas: avaliação de desempenho, justiça organizacional e compromisso organizacional. Seguidamente foram apresentados dois casos práticos referentes a duas instituições bancárias portugueses. Procedeu-se, inicialmente, à elaboração e validação dos instrumentos de medida da variável dependente (compromisso organizacional) e das quatro variáveis independentes (dimensões de justiça organizacional). Os resultados das análises de regressão múltipla revelam que o compromisso organizacional é influenciado por qualquer das quatro dimensões de justiça. Estes resultados evidenciam que é fundamental que os gestores estejam conscientes da importância de se conduzirem avaliações de desempenho percepcionadas como justas pelos empregados, por forma a terem colaboradores que estejam motivados e empenhados em desenvolver todos os esforços para atingir os objectivos da organização. Palavras-chave: Avaliação de desempenho. Compromisso organizacional. Justiça distributiva. Justiça procedimental. Justiça interpessoal. Justiça informacional.

Downloads

Downloads

Como Citar

da Silva Barbosa de Sotomayor, A. M. (2008). AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E COMPROMISSO ORGANIZACIONAL: A PERSPECTIVA DA JUSTIÇA ORGANIZACIONAL. Revista Universo Contábil, 3(3), 87–100. https://doi.org/10.4270/ruc.20073

Edição

Seção

Seção Internacional