O IMPACTO DOS FATORES MACROECONÔMICOS E DE RISCO SOBRE A MENSURAÇÃO DO VALOR DAS EMPRESAS

Autores

  • Breno José Burgos Paredes Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Marcos Roberto Gois de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Palavras-chave:

Modelo de Ohlson, Valor de Mercado, Avaliação de empresas.

Resumo

A avaliação de empresas apresenta-se como um tema relevante tanto para a literatura quanto para o mercado financeiro, uma vez que os agentes econômicos possuem interesse em precificar estes ativos. O presente estudo buscou avaliar o impacto dos indicadores PIB per capita, Inflação, Taxa de Juros, Taxa de Câmbio e Risco dentro do processo de valuation das empresas brasileiras listadas nos segmentos estudados, de 1995 e 2013, por meio do Modelo de Ohlson (MO) (1995). A amostra foi composta pelos segmentos Petróleo e Gás, Siderurgia, Construção, Energia Elétrica e Financeiro da Bovespa. Esta pesquisa realizou duas análises, a primeira testou a aplicação do MO em cada setor econômico estudado e a segunda realizou uma diagnóstico geral de todos os segmentos – em ambos os casos foram testados o MO acrescido e não acrescido pelas variáveis de pesquisa. A principal contribuição deste trabalho está no uso das variáveis Risco processo de valuation. Os resultados indicam que o MO foi capaz de mensurar o valor de mercado das organizações, seja em sua versão acrescida ou não, bem como, as variáveis SELIC, Taxa de Câmbio, IPCA e Risco demonstraram ser influenciadoras do processo de valoração. Tais achados demonstram a necessidade do aprofundamento do estudo sobre estas temáticas dentro do processo de valuation.

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Biografia do Autor

Breno José Burgos Paredes, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco

Diretor Executivo na Cysneiros Consultores e Associados LTDA. 

Marcos Roberto Gois de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

2017-07-20

Edição

Seção

Seção Nacional