O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS CONTÁBEIS EXERCE INFLUÊNCIA NA ACURÁCIA DA PREVISÃO DE ANALISTAS NO BRASIL?
Palavras-chave:
Gerenciamento de resultados, Acurácia da previsão, Analistas de mercado.Resumo
O objetivo do presente estudo consiste em avaliar se a acurácia da previsão de lucro de analistas é influenciada pelos níveis de gerenciamento de resultados contábeis. Para isso, utilizou-se um painel de dados com 43 empresas de capital aberto, listadas entre o 4º trimestre de 2010 e o 2º trimestre de 2014. Como métrica para gerenciamento de resultados, fez-se o uso do modelo de Dechow et al (2012), já a acurácia da previsão foi estimada pelo erro da previsão dos analistas. Modelos de dados em painel e regressão quantílica foram utilizados, onde permitiu avaliar a relação das variáveis do estudo em toda distribuição condicional da variável dependente. Os resultados evidenciaram que o volume médio dos accruals discricionários relaciona-se positivamente com o erro médio da previsão. Por outro lado, quando os resultados da empresa estão distantes da previsão o volume de accruals é menos elevado, indicando menor nível de gerenciamento de resultados contábeis. Essas evidências sugerem que os gestores são mais incentivados a gerenciar resultados quando estão próximos de atingir a previsão dos analistas. Os testes de robustez confirmaram essas evidências. Esses resultados implicam em algumas questões. Primeiro, percebe-se que os analistas de mercado podem influenciar os resultados de uma empresa, isto é, há fortes indícios de que as empresas gerenciam seus lucros quando estão próximas de alcançar a meta (consenso da previsão). Por fim, questiona-se se os melhores níveis de acurácia é produto da competência dos analistas ou é determinada, em parte, por comportamentos oportunistas dos gestores (gerenciamento de resultados).
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