DESEMPENHO NO ENADE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) VERSUS PRESENCIAL

Autores

  • Cleyde Cristina Rodrigues Caetano Universidade Federal de Uberlândia
  • Tatianne Aparecida de Oliveira Cardoso Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilberto José Miranda Universidade Federal de Uberlândia
  • Sheizi Calheira de Freitas Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Ensino Superior, Ciências Contábeis, Ensino presencial, Ensino a Distância.

Resumo

Os últimos anos têm sido marcados por uma evolução no número de matrículas nas instituições de ensino superior, com destaque aos cursos oferecidos na modalidade a distância, os quais atualmente detêm quase 16% de todas as matrículas. Com o objetivo de acompanhar a qualidade da formação ofertada pelas instituições de ensino, o Governo Federal instituiu em 2004 o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), avalia o desempenho dos graduandos em função dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo verificar se existe diferença significativa entre as notas dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis das modalidades de ensino a distância e presencial, resultantes do ENADE de 2009, uma vez que as informações sobre a variável modalidade de ensino relativa ao ano de 2012 não foram disponibilizadas nos microdados pelo INEP. A partir de uma amostra de 75.749 estudantes de contabilidade, sendo 5.360 referentes à modalidade de ensino a distância e 70.389 ao ensino presencial, foram aplicados testes de regressão simples e múltipla e o teste não paramétrico de Mann-Whitney para realizar a comparação das notas entre as duas modalidades. Verificou-se que as notas dos alunos dos cursos a distância apresentam-se estatisticamente inferiores às notas dos alunos dos cursos presenciais. Esses resultados sugerem diferenças na qualidade do ensino e a necessidade de acompanhamento do desempenho dos estudantes da modalidade EaD, haja vista a expansão quantitativa que ela vem alcançando no Brasil.

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Publicado

2016-02-11

Como Citar

Caetano, C. C. R., Cardoso, T. A. de O., Miranda, G. J., & Freitas, S. C. de. (2016). DESEMPENHO NO ENADE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) VERSUS PRESENCIAL. Revista Universo Contábil, 11(4), 147–165. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5047

Edição

Seção

Seção Nacional