NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO

Autores

  • Igor Vieira Nunes Universidade Federal de Uberlândia
  • Alessandra Vieira Cunha Marques Universidade Federal de Uberlândia
  • Patrícia de Souza Costa Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Educação contábil, Pronunciamento Conceitual Básico, Estrutura Conceitual.

Resumo

O Pronunciamento Conceitual Básico (CPC 00) é composto por um conjunto de conceitos e características qualitativas que servem como pilar para o desenvolvimento de novos pronunciamentos contábeis e para fundamentar o processo de escolhas contábeis. O caráter eminentemente preditivo da informação contábil no âmbito das International Financial Reporting Standards (IFRS) traz a necessidade do desenvolvimento de capacitações para o exercício do julgamento e para a realização de estimativas relevantes na preparação das demonstrações financeiras. Assim, o ensino em contabilidade deveria começar pela Estrutura Conceitual (EC). Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é avaliar o nível de conhecimento dos alunos do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública mineira quanto ao conteúdo do CPC 00. Participaram da investigação 198 alunos que já haviam cursado ou que estavam cursando a disciplina de Teoria da Contabilidade (oferecida no sexto período do curso) no primeiro semestre letivo de 2013. Os resultados sugerem baixo nível de conhecimento dos alunos sobre o conteúdo da EC. Das dez questões específicas sobre esse tema, a média de acertos foi de 4,2 questões. Além disso, os alunos do sexto e do sétimo período apresentaram nível de conhecimento significativamente superior ao daqueles alunos de períodos posteriores. Isto pode ser explicado por três principais fatores: 1) falta de educação continuada dos discentes; 2) curva de aprendizagem no ensino da EC, uma vez que os alunos do oitavo, nono e décimo períodos discutiram esse conteúdo no segundo ano de adoção obrigatória das normas internacionais de contabilidade. 3) a filosofia contida na EC e nas normas internacionais de contabilidade é mais bem aceita por graduandos no início do curso, principalmente aqueles que não foram expostos à padrões contábeis baseados em regas e que não exigiam o julgamento profissional.

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Biografia do Autor

Igor Vieira Nunes, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Ciências Contábeis - Universidade Federal de Uberlândia.

Alessandra Vieira Cunha Marques, Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO DO CERRADO-PATROCINIO (2006), Mestrado em Contabilidade Financeira pela Universidade Federal de Uberlândia (2014), especialização em MBA AUDITORIA E PERICIA CONTÁBIL pela Universidade Federal de Uberlândia (2008) e especialização em Controladoria e Financças Empresariais pela Universidade Federal de Lavras (2008) .  

Patrícia de Souza Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), mestrado em Ciências Contábeis - Prog Multi e Inter Regional de Pós Grad Em Ciências Contábeis Unb Ufpb Ufpe (2004) e doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciências pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Contabilidade Societária, Gerencial e Pública.

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Publicado

2016-04-03

Como Citar

Nunes, I. V., Marques, A. V. C., & Costa, P. de S. (2016). NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO. Revista Universo Contábil, 12(1), 87–104. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4533

Edição

Seção

Seção Nacional