EFEITOS DA REPUTAÇÃO CORPORATIVA NO CUSTO DE CAPITAL PRÓPRIO EM EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS
Palavras-chave:
Custo de capital próprio, Reputação corporativa, Índice de Sustentabilidade Empresarial. Programas sociais, Mercado de capitais.Resumo
A reputação corporativa é uma representação da avaliação dos usuários a respeito das ações da empresa, as quais podem aumentar o capital reputacional e reduzir os riscos inerentes à atividade. Assim sendo, essa pesquisa tem por objetivo verificar os efeitos contributivos da reputação corporativa na redução do custo de capital próprio das empresas brasileiras listadas. Como a reputação corporativa é um conjunto de percepções de diferentes stakeholders, utilizou-se: i) o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) para captar percepções de investidores, agentes do meio ambiente, auditores independentes e organizações de finalidade pública, ii) o ranking da revista “As Melhores da Dinheiro” para captar percepções de analistas de mercado e iii) o Índice de Social Disclosure (ISD), elaborado por Gonçalves et al. (2014), para captar percepções dos investidores e usuários externos. Quanto ao custo de capital próprio, foi utilizado o modelo de crescimento de Gordon. Para concretizar o objetivo, foram analisadas 56 empresas presentes na carteira teórica do Ibovespa nos anos de 2008 a 2012. Os resultados evidenciam que as métricas de reputação corporativa, tais como o ISE e o ISD contribuíram negativamente com o custo de capital, ao passo que o ranking da revista “As Melhores da Dinheiro” demonstrou ser positiva a contribuição para com o custo de capital. Conclui-se, portanto, que a sinalização por parte das empresas por meio de métricas de reputação corporativa, tais como evidenciação social e listagem no ISE, contribui positivamente no capital reputacional da organização e, por consequência, na redução do risco e no custo de capital próprio.
Downloads
Referências
ALMEIDA-SANTOS, Paulo Sérgio; VARGAS, Alzenir José de; ALMEIDA, Dalci Mendes; LAVARDA, Carlos Eduardo Facin. Nível de disclosure verde e a reputação corporativa ambiental das companhias brasileiras de capital aberto. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 63-82, jul./dez., 2012.
ASSAF NETO, Alexandre; LIMA, Fabiano Guasti; ARAUJO, Adriana Maria Procópio de. Uma proposta metodológica para o cálculo do custo de capital no Brasil. Revista de Administração - USP, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 72-83, jan. /fev. /mar. 2008.
BARNETT, Michael L.; JERMIER, John M.; LAFFERTY, Barbara A. Corporate Reputation: The Definitional Landscape. Corporate Reputation Review, Reino Unido, v. 9, n. 1, p. 26-38, março 2006.
BATSMAN, Mirja; GEISER, Sofia. Quantity over Quality: A study of separate sustainability report´s effect on financial performance for companies on NASDAQ OMX Stockholm. Student Umea School of Business and Economics, 2013.
BM&FBOVESPA. Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE. Disponível em: <http://www.bmfbovespa.com.br/Indices/download/Apresentacao-ISE.pdf>. Acesso em: jan. 2014.
BOTOSAN, Christine; PLUMLEE, Marlene A. Estimating Expected Cost of Equity Capital: A Theory-Based Approach. Working Paper da Universidade de Utah, 2001. Disponível em: <http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=279309>. Acesso em: out. 2013.
BRAMMER, Stephen J.; PAVELIN, Stephen. Corporate Reputation and Social Performance: The Importance of Fit. Journal of Management Studies, v. 43, n. 3, mai. 2006.
BROOKS, Chris. Introductory Econometrics for Finance. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
CARR, Indira; OUTHWAITE, Opi. Investigating the Impact of Anti-Corruption Strategies on International Business: An Interim Report. Disponível em SSRN: <http://ssrn.com/abstract=1410642> em 18 set. 2009.
CRUZ, Cássia Vanessa Olak Alves; LIMA, Gerlando Augusto Sampaio Franco de. Reputação Corporativa e Nível de Disclosure das Empresas de Capital Aberto no Brasil. Revista Universo Contábil, v. 6, n. 1, p. 85-101, Jan. /mar. 2010.
CYERT, Richard; MARCH, James. A Behavioral Theory of the Firm. Englewood Cliffs: Prendice-Hall, 1963.
DHALIWAL, Dan S et al. Voluntary Nonfinancial Disclosure and the Cost of Equity Capital: The Initiation of Corporate Social Responsibility Reporting. The Accounting Review, v. 86, n. 1, 2011.
DAMODARAN, Aswath. Avaliação de Investimentos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
DAMODARAN, Aswath. Equity Risk Premiums (ERP): Determinants, Estimation and Implications – The 2013 Edition. 2013. Disponível em: <http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2238064>. Acesso em: jan. 2014.
DAVIES, Gary et al. The Personification Metaphor as a Measurement Approach for Corporate Reputation. Corporate Reputation Review, v. 4, n. 2, p. 113-127, jul. 2001.
DEEGAN, Craig; GORDON, Ben. A Study of Environmental Disclosure Practices of Australian Corporations. Accounting and Business Research, v. 26, n. 3, p. 187-199, 1996.
DEEGAN, Craig; RANKIN, Michaela. Do Australian companies report environmental news objectively? An analysis of environmental disclosures by firms prosecuted successfully by the Environmental Protection Authority. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 9, n. 2, p. 50-67, 1996.
DHALIWAL, D., LI, O. Z., TSANG, A., YANG, Y. G. Voluntary Non-Financial Disclosure and the Cos of Equity Capital: The Initiation of Corporate Social Responsibility Reporting. The Accounting Review, (January), Vol. 86, N.1, p.59-100, 2011.
DUTTON, Jane E.; DUKERICH, Janet M. Keeping an Eye on the Mirror: Image and Identity in Organizational Adaptation. Academy of Management Journal, v. 34, n. 3, p. 517-554, set. 1991.
ELTON, Edwin J. Expected Return, Realized Return, and Asset Pricing Tests. The Journal of Finance, v. 54, n. 4, p. 1199-1220, 1999.
FOMBRUN, Charles. Reputation: Realizing Value from the Corporate Image. Boston: Harvard Business School Press, 1996.
FOMBRUN, Charles; SHANLEY, Mark. What´s in a name? Reputation Building and Corporate Strategy. Academy of Management Journal, v. 33, n. 2, p. 233-258, 1990.
FOMBRUN, Charles; GARDBERG, Naomi; BARNETT, Michael. Opportunity Platforms and Safety Nets: Corporate Cityzenship and Reputational Risk. Business and Society Review, v. 105, n. 1, p. 85-106, 2000.
GONÇALVES, Rodrigo de Souza; DE MEDEIROS, O. R.; WEFFORT, Elionor Farah Jreige; NIYAMA, Jorge Katsumi. A social disclosure index for assessing social programs in Brazilian listed firms. Accounting in Latin America - Research in Accounting in Emerging Economies, v. 14, p. 75-104, 2014.
GONÇALVES, Rodrigo de Souza; DE MEDEIROS, O. R.; WEFFORT, Elionor Farah Jreige; NIYAMA, Jorge Katsumi. Social Disclosure e Custo de Capital Próprio em Companhias Abertas no Brasil. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 24, n. 62, p. 113-124, mai./jun./jul./ago. 2013.
GORDON, Myron J. Dividends, Earnings, and Stock Prices. The Review of Economics and Statistics, v. 41, n. 2, p. 99-105, 1959.
GORDON, Joseph R.; GORDON, Myron J. The Finite Horizon Expected Return Model. Financial Analysts Journal, v. 53, n. 3, p. 52-61, mai./jun. 1997.
GRAY, Edmund R.; BALMER, John M. T. Managing Corporate Image and Corporate Reputation. Long Range Planing, v. 1, n. 5, p. 695-702, out. 1998.
GUAY, Wayne; KOTHARI, SP; SHU, Susan. Properties of implied cost of capital using analysts´ forecasts. Australian Journal of Management, v. 36, n. 2, p. 125-149, 2011.
GUJARATI, Damodar N. Econometria Básica. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
HAIL, Luizi. The Impact of Voluntary Corporate Disclosures on the Ex ante Cost of Capital for Swiss Firms. The European Accounting Review, v. 11, n. 4, p. 741-773, 2002.
HAMMOND, Kim; MILES, Samantha. Assessing quality assessment of corporate social reporting: UK perspectives. Accounting Forum, v. 28, p. 61-79, 2004.
HAMMOND, Sue Annis; SLOCUM Jr., John W. The Impact of Prior Firm Financial Performance on Subsequent Corporate Reputation. Journal of Business Ethics, v. 15, p. 159-165, 1996.
HASSARD, Thomas H. Understanding Bioestatistics. St. Louis: Mosby-Year Book, 1991.
HAYDEL, Belmont F. A Administração Estratégica de Programas de Responsabilidade Social em Empresas Multinacionais: Percepções da Alta Diretoria. Revista de Administração de Empresas, v. 29, n. 3, p. 5-29, jul./set. 1989.
HERREMANS, Irene M.; AKATHAPORN, Parporn; McINNES, Morris. An Investigation of Corporate Social Responsibility Reputation and Economic Performance. Accounting, Organizations and Society, v. 18, n. 7/8, p. 587-604, 1993.
ISTOÉ DINHEIRO. Prêmio As Melhores da Dinheiro. Disponível em: <http://www.istoedinheiro.com.br/blogscolunas/coluna/24_PREMIO+AS+MELHORES+DA+DINHEIRO>. Acesso em: dez. 2013.
LEE, Edward; WALKER, Martin; CHISTENSEN, Hans B. The Cost of Capital in Europe: An Empirical Analysis and the Preliminary Impact of International Accounting Harmonization. ACCA Research Report 94, ACCA, Certified Accountants Educational Trust, 2006.
LINTNER, John. The Valuation of Risk Assets and the Selection of Risky Investiments in Stock Portfolios and Capital Budgets. The Review of Economics and Statistics, v. 47, n. 1, p. 13-37, fev. 1965.
LOPES, Alexsandro Broedel; ALENCAR, Roberta Carvalho de. Disclosure and cost of equity capital in emerging markets: The Brazilian case. The International Journal of Accounting, v. 45, p. 443-464, 2010.
LOURENÇO, Isabel Costa et al. The Value Relevance of Reputation for Sustainability Leadership. Journal of Business Ethics, jan. 2013.
McWILLIAMS, Abagail; SIEGEL, Donald S.; WRIGHT; Patrick M. Corporate Social Responsibility: Strategic Implications. Journal of Management Studies, vol. 43, nº. 1, jan. 2006, p. 1-18.
MACHADO FILHO, Cláudio Antônio Pinheiro; ZYLBERSZTAJN, Decio. Responsabilidade Social Corporativa e a Criação de Valor para as Organizações. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, série de Working Papers, Working Paper nº 03/024. 2003.
MARTINS, Eliseu et al. Evidências Empíricas de Modelos de Estimação do Custo do Capital Próprio. Brazilian Business Review – BBR, v. 3, n. 2, p. 137-156, jul./dez. 2006.
MICHELON, Giovanna. Sustainability Disclosure and Reputation: A Comparative Study. Università Degli Studi di Padova. “Marco Fanno†Working Paper, n. 44, set. 2007.
NEVILLE, Benjamin A.; BELL, Simon J.; MENGÜÇ, Bülent. Corporate reputation, stakeholders and the social performance-financial performance relationship. European Journal of Marketing, v. 39, n. 9/10, p. 1184-1198, 2005.
OLIVEIRA, Edson Ferreira de; GUERREIRO, Reinaldo; SECURATO, José Roberto. Uma proposta para a avaliação da empresa em condições de risco com base no modelo de Ohlson. Revista Contabilidade & Finanças, v. 14, n. 32, p. 58-70, 2003.
QUAZI, Ali M.; O´BRIEN, Dennis. An Empirical Test of a Cross-national Model of Corporate Social Responsibility. Journal of Business Etics, v. 25, n. 1, p. 33-51, 2000.
RAMANATHAN, Kavasseri V. Toward A Theory of Corporate Social Accounting. The Accounting Review, v. LI, n. 3, jul. 1976.
RICHARDSON, Alan J.; WELKER, Michael; HUTCHINSON, Ian R. Managing capital market reactions to corporate social responsibility. International Journal of Management Reviews, v. 1, n. 1, p. 17-43, mar. 1999.
ROBERTS, Peter W.; DOWLING, Grahame R. Corporate Reputation and Sustained Superior Financial Performance. Strategic Management Journal, v. 23, n. 12, p. 1077-1093, dez. 2002.
ROSE, Caspar; THOMSEN, Steen. The Impact of Corporate Reputation on Performance: Some Danish Evidence. European Management Journal, v. 22, n. 2, p. 201-210, 2004.
ROVER, Suliani; SANTOS, Ariovaldo dos. Disclosure Socioambiental e Custo de Capital Próprio das Companhias Abertas no Brasil. In: III CSEAR – Conferência Interamericana de Contabilidade Socioambiental, Belém-PA, 2013. Anais: III CSEAR – Conferência Interamericana de Contabilidade Socioambiental – América do Sul. Belém: III CSEAR, jun. 2013.
SANCOVSCHI, Moacir; SILVA, Adolfo Henrique Coutinho e. Evidenciação Social Corporativa: Estudo de Caso da Empresa Petróleo Brasileiro S.A. Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, segundo semestre de 2006.
SANVICENTE, Antônio Zoratto. Problemas de estimação de custo de capital de empresas concessionárias no Brasil: uma aplicação à regulamentação de concessões rodoviárias. R. Adm., v. 47, n. 1, p. 81-95, jan./fev./mar. 2012.
SANVICENTE, Antônio Zoratto; CARVALHO, Maurício Rocha Alves de. Determinants of the Implied Equity Risk Premium in Brazil. Working Paper do Instituto de Ensino e Pesquisa – Insper, 2012. Disponível em: < http://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2012/11/2012_wpe281.pdf>. Acesso em: nov. 2013.
SCOTT, Susanne G.; LANE, Vicki R. A Stakeholder Approach to Organizational Identity. Academy of Management Review, v. 25, n. 1, p. 43-62, 2000.
SEIDLER, Lee J.; SEIDLER, Lynn L. Social Accounting: Theory, Issues and Cases. Los Angeles: Melville Publishing Co., 1975.
WALKER, Kent. A Systematic Review of the Corporate Reputation Literature: Definition, Measurement, and Theory. Corporate Reputation Review, v. 12, n. 4, p. 357-387, 2010.
WARTICK, Steven L. Measuring Corporate Reputation: Definition and Data. Business & Society, v. 41, n. 4, p. 371-392, 2002.
WHETTEN, David A.; MACKEY, Alison. A Social Actor Conception of Organizational Identity and Its Implications for the Study of Organizational Reputation. Business & Society, v. 41, n. 4, p. 393-414, dez. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
• O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.