REPUTAÇÃO E IMAGEM NOS BANCOS PORTUGUESES DO PSI 20, NO PERÍODO 2007-2012

Autores

  • Jorge José Martins Rodrigues ISCAL/IPL
  • Fernando Miguel Seabra ISCAL/IPL
  • Carlos Mata ESCE/IPS

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20143155-171

Palavras-chave:

Confiança, reputação, banca, governabilidade organizacional

Resumo

A crise da economia mundial iniciada em 2007 afetou a confiança no mercado bancário e a reputação das organizações que nele atuam. A reputação e uma boa imagem, por parte dos bancos, ajudam a conquistar a confiança do mercado e a criar relacionamentos duradouros com o público-alvo. Com o objetivo de perceber quais os impactos mais significativos desta crise no desempenho daquelas organizações, com o consequente reflexo na sua reputação e imagem, percebidas pela Sociedade, foi seguida uma estratégia de estudo de casos, utilizando informação financeira pública. Os resultados obtidos parecem apontar para uma forte confiança da Sociedade nos seus bancos, apesar da não reciprocidade, pois as práticas de gestão deixam entender sinais contraditórios entre eles e nem sempre convergentes com o paradigma da rendibilidade e gestão de risco internacionalmente aceites. 

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Biografia do Autor

Jorge José Martins Rodrigues, ISCAL/IPL

Jorge José Martins Rodrigues nasceu em 1958. Casado, uma filha. Doutor em Gestão (2007), mestre em Ciências Empresariais (1993) e licenciado em Gestão (1985), pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), em Lisboa, Portugal. Economista. Professor Coordenador no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) do Instituto Politécnico de Lisboa. Investigador na UNIDE-IUL, registado na Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Exerceu funções de gestão (planeamento, marketing, comercial, finanças) no sector privado, público e cooperativo, durante mais de quinze anos. Contacto: jjmring@gmail.com   

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Publicado

2014-09-30

Como Citar

Rodrigues, J. J. M., Seabra, F. M., & Mata, C. (2014). REPUTAÇÃO E IMAGEM NOS BANCOS PORTUGUESES DO PSI 20, NO PERÍODO 2007-2012. Revista Universo Contábil, 10(3), 155–171. https://doi.org/10.4270/ruc.20143155-171

Edição

Seção

Seção Internacional