ESTUDO EMPÍRICO DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO DISTRITO FEDERAL QUANTO ÀS CAUSAS DAS DIFERENÇAS INTERNACIONAIS NO FINANCIAL REPORTING DAS EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20073Palavras-chave:
Discentes de Ciências Contábeis, Diferenças internacionais, Financial Reporting.Resumo
O artigo tem por objetivo avaliar o nível de percepção dos alunos de graduação em Ciências Contábeis no âmbito do Distrito Federal quanto às causas das diferenças internacionais nos procedimentos de elaboração e apresentação das demonstrações financeiras (financial reporting) das empresas. Para tanto, foi aplicado um questionário aos alunos de Ciências Contábeis nas cinco maiores Instituições de Ensino Superior (IES), que oferecem o referido curso de graduação no Distrito Federal. Observou-se pouca convergência nas opiniões dos alunos, revelando que estes não têm uma idéia consolidada sobre as causas das diferenças internacionais no financial reporting e uma clara evidência disto é que todos os itens receberam respostas variadas. Por outro lado, mediante análise de cluster, foram identificados dois grandes grupos, de certa forma similares ao que a literatura pesquisada considera como as mais ou menos importantes. Os resultados da pesquisa revelam que a disciplina Teoria da Contabilidade não tem oferecido, nas IES pesquisadas, um adequado arcabouço teórico sobre contabilidade internacional, que faça divergir substancialmente as respostas entre os alunos que cursaram e os que não cursaram a mencionada disciplina. Os resultados da pesquisa revelam que a contabilidade internacional é um assunto incipiente no âmbito acadêmico e que ainda não foram formadas opiniões sólidas sobre o tema. Palavras-chave: Discentes de Ciências Contábeis. Diferenças internacionais. Financial Reporting.Downloads
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