ADOÇÃO DE SISTEMAS DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO: REFLEXÕES SOBRE A LITERATURA NACIONAL VEICULADA EM PERIÓDICOS ACADÊMICOS

Autores

  • Eugenio José Silva Bitti Escola Politecnica da USP
  • André Carlos Busanelli Aquino FEARP-USP
  • Ricardo Lopes Cardoso FGV-RJ

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20117

Palavras-chave:

Custos, Setor Público, Contabilidade Pública, Contabilidade Gerencial.

Resumo

O presente artigo realiza uma análise temática dos estudos sobre a aplicação de sistemas de custos no setor público brasileiro. Passados mais de 10 anos da publicação dos clássicos Gupta, Dirsmith e Fogarty (1994), Geiger e Ittner (1996) e Ittner e Larker (1998), a adoção e o uso de sistemas de custos no setor público têm recebido crescente atenção na literatura internacional, que se propõe, prioritariamente, a explicar a adoção dos sistemas e seus impactos nas organizações. Em geral, os artigos publicados no exterior utilizam levantamentos (surveys) baseados em abordagens teóricas pluralistas (contingenciais e institucionais). Os resultados da pesquisa nacional são aqui representados pelos artigos publicados em periódicos listados na base Qualis/CAPES, sendo que somente sete artigos foram identificados. Os resultados da análise temática indicam que os estudos publicados no Brasil, ao contrário da tendência estrangeira, utilizam estudos de caso descritivos ou propõem modelos prescritivos de gestão e mensuração de custos; adicionalmente, desconsideram os achados de estudos empíricos anteriores. Conclui-se que, por estas características, torna-se difícil consolidar e comparar resultados, assim como construir teorias no contexto brasileiro. Espera-se que essa constatação permita a reflexão e o amadurecimento da pesquisa nacional sobre a temática da aplicação de sistemas de custos no setor público brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eugenio José Silva Bitti, Escola Politecnica da USP

Doutorando em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP (área de concentração: Economia da Produção e Engenharia Financeira), possui mestrado em Ciências Contábeis (área de concentração: Administração Estratégica) pela Fucape Business School (2007), e graduação em Administração de Empresas. Atualmente é pesquisa e atua no setor bancário com foco em suporte a arranjos produtivos e parcerias com órgãos públicos.

André Carlos Busanelli Aquino, FEARP-USP

 Doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Professor Associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Ricardo Lopes Cardoso, FGV-RJ

 Doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Professor Adjunto da Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas e da Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Publicado

2011-09-24

Como Citar

Bitti, E. J. S., Aquino, A. C. B., & Cardoso, R. L. (2011). ADOÇÃO DE SISTEMAS DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO: REFLEXÕES SOBRE A LITERATURA NACIONAL VEICULADA EM PERIÓDICOS ACADÊMICOS. Revista Universo Contábil, 7(3), 06–24. https://doi.org/10.4270/ruc.20117

Edição

Seção

Seção Nacional