REVISTA CONTABILIDADE & FINANÇAS - USP: UMA ANÁLISE DO PERFIL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE 1989 A 2009

Autores

  • Antonio Carlos Brunozi Júnior Universidade Federal de Viçosa
  • Magnus Luiz Emmendoerfer Universidade Federal de Viçosa
  • Luiz Antônio Abrantes Universidade Federal de Viçosa
  • Thiara Contelli Klein Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20117

Palavras-chave:

Contabilidade, Finanças, Pesquisa Científica, Revista Contabilidade e Finanças – USP.

Resumo

Este estudo analisa a distribuição, as características metodológicas, a evolução e a temática das publicações científicas em periódico de contabilidade e finanças, bem como a produção de seus autores. O período pesquisado foi de 1989 a 2009, na Revista de Contabilidade & Finanças da Universidade de São Paulo. A pesquisa de caráter descritivo analisou 354 artigos publicados nos 20 anos de existência do periódico. A avaliação da revista indicou a concentração de autores afiliados a USP, principalmente docentes doutores; entretanto, a partir de 2003 observa-se a participação de outras entidades nas publicações. O periódico apresentou evolução ao longo dos anos, sendo que se percebe a distinção das temáticas propostas nos artigos. Neste contexto, verifica-se a predominância de estudos relacionados a Finanças e Contabilidade (29%), Ensino de Contabilidade e Conhecimento (13%), Contabilidade Clássica e Teoria da Contabilidade (12%) e Sistemas de Informação, Comunicação e Evidenciação (11%). Quando se considera a proposta metodológica diversificada dos estudos observa-se quanto aos fins, a endogenia de trabalhos descritivos, principalmente no que concerne aos primeiros anos da revista. Quanto aos meios, notou-se entre 1989 e 2002, uma concentração de publicações de cunho bibliográfico e documental. O cenário é distinto entre 2003 e 2009, em que predominaram estudos realizados com aporte de dados primários e/ou secundários, podendo-se classificá-los como empíricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Brunozi Júnior, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa. Mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa. Linha de Pesquisa: Finanças e Contabilidade Pública.

Departamento de Administração e Ciências Contábeis.

Magnus Luiz Emmendoerfer, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Professor do Departamento de Administração e Ciências Contábeis.

Luiz Antônio Abrantes, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras.

Professor do Departamento de Administração e Ciências Contábeis.

Thiara Contelli Klein, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa.

Departamento de Comunicação Social.

Publicado

2011-11-02

Edição

Seção

Seção Nacional